CRUZEIRO

Mineirão ou Independência: onde o Cruzeiro está melhor?

Cruzeiro voltou a vencer no Brasileiro ao fazer 1 a 0 sobre o São Paulo, no Independência. Retrospecto no Mineirão em 2023 é inferior
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro conquistou mais uma vitória no Independência ao bater o São Paulo por 1 a 0, nesse sábado (24/6), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo aumentou a invencibilidade celeste no estádio e chamou a atenção para um comparativo: um retrospecto amplamente superior ao do Mineirão.

No Gigante da Pampulha, a equipe mineira ainda não venceu nenhum adversário na Série A em 2023. Foram apenas dois jogos no estádio, em função de agenda, e duas derrotas. O Cruzeiro perdeu para Fluminense (2 a 0) e Fortaleza (1 a 0). Já no Independência, foram quatro jogos e quatro vitórias. Confira os resultados:

  • Cruzeiro 1 x 0 Grêmio – 2ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Cruzeiro 2 x 1 Santos – 4ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • América-MG 0 x 4 Cruzeiro – 6ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Cruzeiro 1 x 0 São Paulo – 12ª rodada do Campeonato Brasileiro

No histórico geral em 2023, o retrospecto segue melhor no Independência. Afinal, o Cruzeiro sequer comemorou uma vitória no Mineirão na temporada. Ao todo, somando Campeonato Brasileiro, Campeonato Mineiro e Copa do Brasil, o time fez 14 partidas como mandante, vencendo apenas quatro – todas elas no Horto.

Das sete derrotas “em casa” nesse período, uma delas foi no Independência e outras duas no Mineirão. Como visitante, chegou a perder no Horto para o América-MG no Mineiro. A Raposa ainda mandou jogos na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas; no Parque do Sabiá, em Uberlândia; e no Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. Em nenhum deles, o time venceu.

Nova casa?

No início do ano, o Cruzeiro chegou a um acordo para mandar seus jogos no Independência em razão de um imbróglio com a Minas Arena em relação às taxas operacionais e os shows no Mineirão. Com o apelo da torcida celeste, a diretoria se acertou com a administradora para retornar ao Gigante da Pampulha.

Entretanto, o Cruzeiro lidou com dificuldades técnicas devido à situação do gramado, e os torcedores perderam o encanto em comparecer em um estádio cuja capacidade está acima de 60 mil torcedores. Há um consenso em grande parte dos cruzeirenses de que a melhor decisão para o momento é seguir no Independência, que tem 23 mil lugares.

O próximo duelo do Cruzeiro como mandante será diante do Coritiba, no dia 16 de julho (domingo), às 11h, pela 15ª rodada. O site da Confederação Brasileira de Futebol coloca o Mineirão como estádio do jogo. Um dia antes, o América-MG atuará no Independência diante do Vasco, às 18h30.

Compartilhe