Principal investimento do Cruzeiro nesta janela de transferências, Matheus Pereira será desfalque da equipe em vários jogos na Série A do Campeonato Brasileiro. O meia-atacante teve constatadas lesões no ligamento cruzado posterior (LCP) e colateral medial (LCM) do joelho esquerdo. Segundo apuração de No Ataque, a volta aos gramados pode demorar até dez semanas.
A Raposa, como de praxe, não divulgou o prazo de recuperação do jogador que está emprestado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, até julho de 2024. Apesar da gravidade das contusões, o armador de 27 anos não terá que passar por cirurgia.
Matheus Pereira se machucou no empate por 0 a 0 com o Botafogo, no Mineirão, no último domingo (6/8), pela 18ª rodada do Brasileirão. Aos 23 minutos do segundo tempo, ele se chocou com o atacante Victor Sá dentro da área alvinegra, desabou no gramado e levou a mão à perna esquerda.
O camisa 96 celeste recebeu atendimento médico e logo retornou ao campo. No entanto, não conseguiu continuar e foi substituído por Nikão seis minutos depois. Imediatamente, ele iniciou o tratamento com gelo no banco de reservas.
Tempo de recuperação estimado
A pedido da reportagem de No Ataque, nessa quarta-feira (9/8), o médico ortopedista Frederico Pimenta deu detalhes gerais de lesões semelhantes à de Matheus Pereira. O especialista em cirurgia no joelho também fez previsão sobre o tempo de recuperação – a se considerar que as contusões no LCP e LCM não tenham sido de graus mais elevados.
“Inicialmente, para a recuperação do ligamento cruzado posterior é necessário tempo inicial de imobilização do joelho. Já nas lesões isoladas do ligamento colateral medial, se forem simples, o atleta pode retomar rapidamente as atividades de mobilidade do joelho”, explicou.
“No caso do atleta do Cruzeiro (Matheus Pereira), a recuperação é um pouco mais prolongada e deve envolver de oito a dez semanas para voltar a fazer exercícios mais intensos”, projetou.
O meia-atacante do Cruzeiro deve passar por cinco etapas de recuperação até voltar a ficar à disposição do técnico Pepa para a sequência do torneio nacional de pontos corridos.
- 1ª etapa – controle do edema (inchaço) para cicatrização mais rápida
- 2ª etapa – trabalhar a manutenção da movimentação do joelho para evitar atrofia
- 3ª etapa – fisioterapia para estimular a musculatura
- 4ª etapa – fortalecimento na academia
- 5ª etapa – preparação física para ganho de força
Jogos em que Matheus Pereira deve ser desfalque
Projetando uma volta em até dez semanas (cenário negativo), Matheus Pereira perderia os próximos nove jogos do Cruzeiro, já incluindo o desta segunda-feira (14/8), às 19h, contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo. Uma possível volta seria dias antes do clássico contra o Atlético, pela 28ª rodada.
Veja as prováveis partidas de ausência do jogador:
- Palmeiras x Cruzeiro (19ª rodada) – 14 de agosto
- Cruzeiro x Corinthians (20ª rodada) – 19 de agosto
- Grêmio x Cruzeiro (21ª rodada) – 27 de agosto
- Cruzeiro x RB Bragantino (22ª rodada) – 03 de setembro
- Pausa para a data Fifa
- Santos x Cruzeiro (23ª rodada) – 13 de setembro
- Fluminense x Cruzeiro (24ª rodada) – 23 de setembro
- Cruzeiro x América (25ª rodada) – 30 de setembro, 1º ou 2 de outubro
- Cuiabá x Cruzeiro (26ª rodada) – 7, 8 ou 9 de outubro
- Cruzeiro x Flamengo (27ª rodada) – 18 ou 19 de outubro
É válido ressaltar que, durante esse período, a Série A terá uma pausa de uma semana para a data Fifa. A Seleção Brasileira enfrentará a Bolívia, no Mangueirão, no Pará, em 8 de setembro, e o Peru, no Monumental de Lima, no dia 12 do mesmo mês – ambos os jogos válidos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
Nas duas semanas seguintes à data Fifa, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) optou por distribuir os jogos das rodadas 23 e 24 de segunda a sábado.