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Cruzeiro encaminha saída de diretor criticado por mudar Raposão e Raposinho

Lênin Franco tinha como principal missão expandir o programa de sócios-torcedores do Cruzeiro neste ano, mas não conseguiu
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O Cruzeiro prepara uma reformulação importante no organograma visando ao crescimento da área comercial da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). A diretoria celeste encaminhou a saída do diretor de negócios Lênin Franco e contratou o consultor Renato Lassmann El Kobbi, que já participou de algumas reuniões na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte.

A informação foi antecipada pela Itatiaia e confirmada pelo portal No Ataque nesta sexta-feira (11/8). Cruzeiro e Lênin Franco foram procurados pela reportagem para falar sobre o assunto, mas não retornaram o contato. A saída deve ser formalizada nos próximos dias.

O profissional tinha passagens por Bahia e Botafogo antes de ser oficializado na equipe da SAF, escolhida a dedo por Ronaldo Fenômeno, em 13 de maio de 2022. Ele assumiu o departamento de negócios e marketing do clube. A pasta englobava as áreas de patrocínio e publicidade, sócio-torcedor, ticketing e hospitalidade, digital e e-sports.

Desafios de Lênin Franco no Cruzeiro

Lênin tinha como principal missão expandir o programa ‘Sócio Cinco Estrelas’ neste ano, porém não conseguiu. A Raposa chegou a ter mais de 71 mil contribuintes ao final da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022, mas teve queda vertiginosa no número logo na volta à Série A.

Em junho de 2022, Ronaldo avisou que a meta de sócios na elite nacional seria de 100 mil torcedores, marca bem distante da realidade. Atualmente, o Cruzeiro tem 50.690 colaboradores adimplentes.

À época, Lênin defendeu a redução da quantidade de modalidades, que tinham mais de dez opções. Neste ano, o número caiu em razão do encerramento dos planos de cadeiras cativas. O diretor comercial ainda não conseguiu implementar o season ticket – espécie de ingresso para os sócios para a temporada.

Sucesso de público no ano passado, a ‘Caravana do Cruzeiro’ foi uma das ações de marketing mais acertadas durante a gestão de Lênin. Criada em agosto, a iniciativa tinha como propósito aproximar o clube dos torcedores que moram no interior de Minas Gerais. Entretanto, o projeto não teve continuidade em 2023.

Mudança do Raposão e Raposinho

Outra medida respondida por Lênin e que dividiu opiniões dos torcedores foi a mudança de visual do Raposão e Raposinho, em março deste ano. As mascotes passaram por uma reformulação abrupta, o que revoltou grande parte da torcida cruzeirense.

A repercussão dos “novos” Raposão e Raposinho foi negativa entre parte da torcida cruzeirense

O Cruzeiro se viu obrigado a suspender a repaginação dos animadores de torcida diante da chuva de críticas nas redes sociais e dos protestos contra a ideia. Depois disso, o clube também criou o “comitê de torcedores” para debater projetos de marketing com participação direta dos sócios.

No fim do mês passado, a diretoria abriu votação para os sócios-torcedores escolherem o formato do novo Raposão. A versão marrom claro foi a eleita, com 55,5% dos votos.

Novo diretor comercial do Cruzeiro

O substituto de Lênin no Cruzeiro é Renato Lassmann El Kobbi, que atua como consultor na área de negócios e vendas. Ele não tem experiência no futebol, mas tem currículo amplo na área comercial.

Formado em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), Lassmann passou por empresas renomadas no cenário nacional como P&G, Ambev, Accera, PharmaCielo e Copa Energia. Ele também tem MBA em Estratégia de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

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