Assim como as outras 19 equipes da Série A, o Cruzeiro está suscetível a sofrer baixas por conta de lesões. E foi isto o que aconteceu em 2023. Os desfalques da Raposa foram aumentando exponencialmente ao longo do primeiro turno.
Nessa quarta-feira (16/8), o Cruzeiro confirmou que o lateral-direito William e o meia Mateus Vital se machucaram na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, na 19ª rodada do Brasileirão.
A dupla se junta a outros cinco atletas no departamento médico celeste: Lucas Oliveira (zagueiro), Wesley Gasolina (lateral-direito), Ramiro (volante), Matheus Pereira (meia-atacante) e Rafael Bilu (atacante).
O Cruzeiro joga contra o Corinthians na abertura do returno. A partida da 20ª rodada será neste sábado (19/8), a partir das 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte.
As novas baixas deixam o elenco do time estrelado ainda mais enxuto para a disputa da reta final da competição. No lado direito da defesa, por exemplo, o técnico Pepa terá apenas Helibelton Palacios como opção durante algumas semanas. Veja na lista abaixo o que aconteceu com cada jogador machucado e a previsão de retorno aos gramados.
Lucas Oliveira
Zagueiro titular da Raposa desde o ano passado, Lucas Oliveira está fora dos planos do técnico Pepa por algumas semanas. O defensor foi diagnosticado com lesão no tornozelo direito após se contundir no confronto com o Goiás, na 18ª rodada da Série A.
William
A mais nova baixa do Cruzeiro é o lateral-direito William, com lesão no músculo posterior da coxa direita. O atleta se contundiu nessa segunda-feira, contra o Palmeiras, no jogo de encerramento do primeiro turno. O clube celeste não revelou a previsão de retorno do camisa 12.
Wesley Gasolina
O primeiro desfalque da Raposa em 2023 foi o lateral-direito Wesley Gasolina, afastado dos gramados desde 14 de fevereiro. Foi em clássico contra o Atlético, na primeira fase do Campeonato Mineiro, que o jogador rompeu o ligamento cruzado anterior e estirou o ligamento colateral do joelho direito. O ala pode voltar a treinar com bola já em setembro.
Ramiro
Ramiro está fora das atividades do Cruzeiro desde 25 de maio, quando sofreu grave entorse no joelho direito. O volante sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior e lesão no menisco lateral da articulação. Titular absoluto com Pepa, o meio-campista conseguirá atuar novamente na próxima temporada.
Mateus Vital
Mateus Vital também machucou contra o Palmeiras – terceira lesão nos últimos sete meses. O Cruzeiro informou que o meia sofreu uma luxação no ombro direito e passará por tratamento conservador, sem necessidade de cirurgia. Não foi revelado o prazo de recuperação.
Matheus Pereira
Contratação mais aguarda da equipe estrelada em 2023, Matheus Pereira foi tirado de combate logo em sua segunda partida – a primeira como titular. O meia-atacante sofreu um trauma no joelho esquerdo e pode levar de oito a dez semanas para voltar a atuar. A contusão ocorreu em duelo com o Botafogo, na 18ª rodada da Série A.
Rafael Bilu
Rafael Bilu ganhou a primeira chance nos 11 iniciais do Cruzeiro diante do Santos, em 8 de maio, na quarta rodada do Brasileirão. Após poucos minutos em campo, o atacante rompeu o tendão de Aquiles e teve que ser substituído às pressas. Para tratar da lesão, o jogador precisou passar por uma cirurgia corretiva. A duração média desse processo de recuperação é seis meses.