CRUZEIRO

Pepa prega união no Cruzeiro e traça plano contra o Grêmio

Técnico Pepa refletiu sobre má fase, pregou união no elenco celeste e fez previsão para jogo entre Grêmio e Cruzeiro
Foto do autor
Compartilhe

Faltam cinco dias para o confronto entre Grêmio e Cruzeiro, pela 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Há seis semanas sem vencer, os mineiros veem neste jogo a oportunidade de mudar a realidade recente do time e voltar a subir na tabela. O técnico Pepa quer ver algo diferente do que foi apresentado nos últimos compromissos da Raposa.


A sequência negativa da equipe celeste abrange as partidas diante de: Coritiba (0 a 0, em casa), Goiás (0 a 1, em casa), Athletico-PR (3 a 3, fora), Botafogo (0 a 0, em casa), Palmeiras (1 a 0, fora) e Corinthians (1 a 1). Na visão do treinador português, é preciso utilizar o novo embate com o Tricolor Gaúcho para recuperar os pontos que ‘ficaram pelo caminho’.

“Jogamos seja com quem for e eu posso contar, nos dedos de uma mão, quando não fomos iguais ou superiores. Isso não dá pontos, é verdade, mas não podemos sair do caminho. Não podemos desviar do que estamos fazendo no trabalho. Somos os primeiros a cobrar uns aos outros. Não é um momento bom, mas temos que trabalhar mais uma vez, fortíssimos dentro de campo, para buscar contra o Grêmio aquilo que perdemos (pontuação)”, ressaltou .

Cruzeiro x e Grêmio se enfrentarão pela quarta vez em 2023. Foram três jogos ao longo do ano, sendo uma vitória por 1 a 0 para cada lado e um empate. Os gaúchos ainda eliminaram os mineiros nas oitavas de final da Copa do Brasil, dentro do Mineirão. A nova partida entre os times será disputada no domingo (27/8), a partir das 16h.

Apesar de ter elogiado alguns dos 11 atletas titulares contra o Corinthians, Pepa não garantiu que repetirá a escalação na próxima rodada. O treinador admite a possibilidade de fazer mudanças táticas para adequar a sua formação às características apresentadas pelo Grêmio.

O Cruzeiro foi escalado da seguinte forma no empate com o Timão: Rafael Cabral; Helibelton Palacios, Luciano Castán, Neris e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva e Bruno Rodrigues; Wesley, Arthur Gomes e Rafael Elias.

Uma novidade positiva é o retorno do meia Mateus Vital, liberado do departamento médico após se recuperar de luxação no ombro direito. O camisa 7 era figura frequente nos 11 iniciais da Raposa, antes de se machucar na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, no fechamento do primeiro turno do Brasileirão.

“Nesses momentos, nós temos que nos segurar uns aos outros. Apoiar tudo e todos. E aquilo que digo sempre: continuar a trabalhar.  Porque nessas fases, se estivéssemos jogando mal, nós não mereceríamos nada. Esse sentimento de frustação é porque estamos entregando tudo e porque, por pequenos detalhes, não estamos sendo felizes”, ressaltou Pepa em coletiva de imprensa.

“Agora, acima de tudo, é o emocional. É termos capacidade de continuarmos a jogar bem, continuarmos a dominar jogos, continuar a criar volume ofensivo. Vou ser o primeiro, já no próximo treino, a trabalhar forte para sermos muito mais eficazes nesses momentos. Porque nós não recuamos, não ficamos à espera de passar o tempo. Podíamos ter matado o jogo, não matamos e fomos penalizados de uma forma muito dura”, completou.

Relembre os resultados dos jogos entre Cruzeiro e Grêmio em 2023:

  • Cruzeiro 1 x 0 Grêmio, no Independência, em 22 de abril | segunda rodada do Campeonato Brasileiro
  • Grêmio 1 x 1 Cruzeiro, na Arena do Grêmio, em 17 de maio | ida das oitavas de final da Copa do Brasil
  • Cruzeiro 0 x 1 Grêmio, no Mineirão, em 31 de maio | volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Compartilhe