CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro é dominado pelo Grêmio e perde com show de Suárez no Brasileiro

Grêmio se impõe sobre o Cruzeiro, faz 3 a 0 com show de Suárez e vence confronto pela 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

Luis Suárez encerrou sua seca de gols com show sobre o Cruzeiro neste domingo (27/8). O centroavante marcou um tento e deu uma assistência na vitória tricolor por 3 a 0 sobre a Raposa, na Arena do Grêmio, pela 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Já os outro gols foram marcados pelos volantes Felipe Carballo e Pepê. Dominante nas duas etapas, o Grêmio levou poucos sustos na defesa. O triunfo foi confirmado no início do segundo tempo, dando poucas esperanças para os mineiros no restante do jogo.

Classificações de Grêmio e Cruzeiro na Série A

O Grêmio está na terceira colocação do Brasileirão, com 36 pontos. São 11 vitórias, três empates e seis derrotas em 20 partidas até o momento – os gaúchos têm um jogo a menos. O tricolor volta a campo no próximo domingo, contra o Cuiabá, às 11h, em casa.

No mesmo dia, o Cruzeiro enfrenta o RB Bragantino, a partir das 18h30, no Mineirão. A Raposa está na 12ª posição do tabela, com 25 pontos. Os mineiros venceram seis vezes, empataram sete e perderam oito nesta Série A.

Grêmio se sobrepõe ao Cruzeiro no primeiro tempo

Não demorou muito. Foram necessários apenas 4 minutos e 50 segundos para que Luis Suárez balançasse a rede do Cruzeiro. Poucos segundos, porém, separaram a comemoração do atacante da anulação do gol pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique. O VAR ainda confirmou o impedimento marcado em campo.

Mas a Raposa não conseguiu conter Suárez por muito tempo. Após oito jogos de jejum, o artilheiro fez as pazes com o gol e confirmou a dominância gremista vista desde o início da partida. Foi aos 28′, logo após recuperação de bola e assistência de Cristaldo, que o camisa 9 marcou o primeiro tento da noite.

A força do Grêmio no setor intermediário foi o ponto forte da equipe gaúcha ao longo da etapa inicial. Villasanti, Carballo e Pepê se sobrepuseram aos meio-campistas celestes e conseguiram conter avanços mais efetivos do Cruzeiro ao ataque.

Os lances mais interessantes do time mineiro tiveram pouca efetividade. O principal recurso do Cruzeiro para tentar incomodar o goleiro Gabriel Grando foram os chutes de fora da área. Arthur Gomes também tentou, mas o melhor deles saiu dos pés do meia Mateus Vital, em jogada de escanteio ensaiada.

Um ponto negativo do primeiro tempo foram os contatos excessivos dos times com o árbitros. Marcelo de Lima Henrique foi cobrado em diversas oportunidades por jogadores dos dois lados. Reclamações de possíveis pênaltis, faltas não marcadas e cera. Neris e Marlon, do Cruzeiro, acabaram indo para o intervalo amarelados.

Grêmio amplia vantagem sobre o Cruzeiro no segundo tempo

O Grêmio contou com dois volantes para ampliar sua vantagem e golear o Cruzeiro no segundo tempo. A perspectiva que já era negativa para a Raposa, piorou ainda mais nos 45 minutos finais, quando os mandantes fizeram 3 a 0. O cenário poderia ter sido diferente, se Helibelton Palacios não tivesse desperdiçado uma boa chance aos 5′, quando ficou livre na pequena área.

Três minutos depois, saiu o segundo gol do Grêmio. Esse tento contou com assistência de Suárez, que deu belo passe de calcanhar para o volante Carballo chutar de fora da área para o fundo da rede do goleiro Rafael Cabral.

A força do Grêmio foi aumentando à medida em que o fim do jogo foi se aproximando. O terceiro gol da equipe de Renato Gaúcho, que foi representado neste domingo pelo auxiliar Alexandre Mendes, saiu aos 32′, dos pés de Pepê. Esse tento foi resultado de uma bela jogada coletiva, criada por Suárez e Bitello.

Nos acréscimos, quase a goleada é ampliada. O VAR identificou impedimento e anulou gol de Bitello que selaria vitória por 4 a 0 na Arena do Grêmio. Apático dentro de campo, o Cruzeiro saiu do gramado sob forte tensão. Na entrevista pós-jogo, Rafael Cabral disse que a situação seria resolvida dentro do vestiário.

GRÊMIO 3 X 0 CRUZEIRO

Grêmio

Gabriel Grando; João Pedro, Pedro Geromel (Rodrigo Ely, aos 48′ do 1ºT), Walter Kannemann e Cuiabano; Felipe Carballo (Ferreira, aos 17′ do 2ºT), Villasanti e Pepê; Cristaldo (Luan, aos 30′ do 2ºT), João Pedro Galvão (Bitello, aos 17′ do 2ºT) e Luis Suárez. Técnico: Alexandre Mendes

Cruzeiro

Rafael Cabral; Palacios (Paulo Vitor, aos 26′ do 2ºT), Neris (João Marcelo, no intervalo), Luciano Castán e Marlon (Kaiki, aos 40′ do 2ºT); Matheus Jussa (Filipe Machado, no intervalo), Lucas Silva e Mateus Vital (Bruno Rodrigues, aos 16′ do 2ºT); Arthur Gomes, Wesley e Rafael Elias. Técnico: Pepa

  • Gols: Suárez, Pepê e Carballo (Grêmio)
  • Cartões amarelos: Gabriel Grando, Cuiabano e Suárez; Neris e Marlon (Cruzeiro)
  • Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
  • Data: domingo, 27 de agosto de 2023
  • Horário: 19h
  • Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
  • Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Renan Aguiar da Costa (CE)
  • Árbitro de vídeo: Rafael Traci (Fifa/SP)
  • Público: 24,938
  • Renda: R$ 1.390.746,00
Compartilhe