CRUZEIRO

Cruzeiro: cotado para cargo de técnico, Autuori teve contratação aclamada

Apesar de descartar a possibilidade, Paulo Autuori é um dos nomes ventilados para o cargo de técnico do Cruzeiro
Foto do autor
Compartilhe

Paulo Autuori retornou ao Cruzeiro em 4 de agosto, com histórico de três passagens e dois títulos pelo clube. O trabalho como diretor técnico da Raposa, porém, pode ter durado bem pouco. Com a saída de Pepa, demitido nessa terça-feira (29/8), os gestores da SAF se viram obrigados a agir de forma rápida e precisa para encontrar um treinador interino.


Autuori, então, passou a ser um dos nomes ventilados para comandar o Cruzeiro nas 17 partidas restantes do Campeonato Brasileiro. Apesar do pouco tempo de convívio com os atletas, o dirigente já recebeu elogios do elenco celeste. Em entrevista exclusiva ao No Ataque, há duas semanas, o lateral-esquerdo Marlon se mostrou grande admirador do possível novo técnico.

“Tive a oportunidade de trabalhar com o Paulo (Autuori) no Fluminense, a gente já se conhece de longa data. É uma pessoa que tem uma vivência notável no futebol. A gente sabe que o futebol é um mundo que tem pessoas de duas palavras, que não agem de maneira correta. É um mundo que não é 100% limpo. E eu acredito que o Paulo é uma das pessoas diferentes (disso). É uma pessoa respeitada onde vai. É um cara de caráter, vencedor. Tem muita experiência não só no futebol, mas vivência de vida também.”

Nos últimos anos, Autuori passou por diversas equipes nacionais e estrangeiras e se alternou entre os papéis de treinador e diretor esportivo. O clube em que isso mais ficou evidenciado foi o Athletico Paranaense. No Furacão, ele acumulou as duas funções de forma simultânea no início da temporada de 2021.

“(Autuori) é um cara que chega para agregar. Conhece o clube e já venceu aqui. Ele ganhou uma Libertadores aqui, não é pouca coisa. A gente fica muito feliz com a chegada do Paulo. O Cruzeiro é um clube que tem vencedores. D’Alessandro, que é um vencedor, o Paulo chegando agora… Você tem todo um staff com boa direção do Pedro Martins. Você tem todo mundo que sabe como é trabalhar em clube grande e vencer”, disse Marlon.

“Eu sempre gosto de falar que aqui a gente não tem nenhum craque, a realidade é essa. São 30 jogadores querendo afirmar os seus nomes e fazer o Cruzeiro resgatar os seus títulos. É importante ter essas pessoas nos bastidores para nos levar à direção das vitórias”, complementou.

Quando o Cruzeiro decidirá seu novo técnico?

O empresário Ronaldo Fenômeno se reúne com gestores e diretores esportivos nesta quarta-feira, na Toca da Raposa 2. A definição por um novo técnico deve ocorrer durante o encontro entre dirigentes. Há a possibilidade de um anúncio ocorrer ainda nesta tarde.

Autuori descarta possibilidade de virar técnico do Cruzeiro

Paulo Autuori concedeu entrevista para a ESPN na manhã desta quarta-feira e negou a possibilidade de assumir o comando do Cruzeiro. O diretor técnico foi veemente ao responder o motivo.

“Enfaticamente. Chance zero. Nem agora e aqui, tampouco em outro lugar e momento. Minha função no futebol, hoje, e até o fim da minha vida profissional, não será mais como treinador.”

Passagens de Paulo Autuori pelo Cruzeiro

Paulo Autuori tem 87 jogos como técnico do Cruzeiro (86 oficiais e um amistoso). Ele comandou o time celeste em 1997, de 1999 a 2000 e em 2007. O retrospecto é de 43 vitórias, 21 empates, 23 derrotas e dois títulos.

As duas conquistas vieram no início de sua história com a Raposa. Em 1997, Autuori conduziu o Cruzeiro aos títulos do Campeonato Mineiro e da Copa Libertadores. A vitória por 1 a 0 sobre o Alianza Lima, no jogo de volta da final continental, é uma das mais icônicas da história do time mineiro.

Compartilhe