O Cruzeiro vive um longo período sem vitórias no Campeonato Brasileiro – são cinco empate e três derrotas nos últimos oito jogos. A situação causada pelo jejum é incômoda e fez o time estagnar na 12ª posição da tabela, o que o deixou mais distante da possibilidade de conquistar uma vaga nas competições internacionais da próxima temporada.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UMFG), a probabilidade de o Cruzeiro vencer o título nacional é de apenas 0,001%. Já a chance de conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2024 é de 2%. Esse número coloca a Raposa à frente de cinco equipes no ranking: Bahia (0,46%), Santos (0,19%), Vasco (0,11%), América (0,039%) e Coritiba (0,010%).
Cruzeiro pode conseguir vaga na Sul-Americana?
Mesmo em má fase, o Cruzeiro ‘mantém viva’ a esperança de disputar a Copa Sul-Americana do ano que vem. A UFMG projeta perspectiva de 35,4% para o time ganhar uma das seis vagas do Brasil no torneio continental. Os mineiros não participam de uma competição da Conmebol desde 2019, quando foram eliminados nas oitavas de final da Libertadores, pelo River Plate.
Chance de um novo rebaixamento do Cruzeiro
A temida ideia de um novo rebaixamento do Cruzeiro pode vir a se concretizar caso a equipe não retome o caminho das vitórias no Brasileirão. Os matemáticos apontam que a Raposa tem 15,6% de chance de cair para a Segunda Divisão nesta temporada.
O ranking é liderado pelo Coritiba, que ocupa a lanterna da Série A. A probabilidade de queda dos paranaenses é de 88,7%. Na sequência vem América (79,4%), Vasco (69,6%), Santos (56,5%), Bahia (38%) e Goiás (17,3%).
Previsão de Ronaldo para o Cruzeiro
Os dirigentes do Cruzeiro fizeram uma previsão para a campanha celeste neste Campeonato Brasileiro. A posição esperada pela cúpula gerida por Ronaldo é a 12ª colocação, com 53 pontos – 27 a mais do que o time conseguiu nas 22 rodadas já disputadas.
Para atingir essa pontuação, o Cruzeiro precisa de nove vitórias nas 16 partidas restantes – 56,2% de aproveitamento. Atualmente, o desempenho da Raposa é de 39,4%, média consideravelmente menor que a necessária para atingir os números desejados pela SAF.
O Cruzeiro ainda não encontrou um treinador para comandar a equipe na reta final do Brasileirão. No cargo desde março, o técnico Pepa foi demitido na manhã da última terça-feira (29/8), menos de 48 horas após o time estrelado ser goleado por 3 a 0 pelo Grêmio, na 20ª rodada.