CRUZEIRO

Zé Ricardo no Cruzeiro: comentaristas opinam sobre novo técnico do clube

Cruzeiro anunciou a contratação de Zé Ricardo na noite desta terça-feira (5/9); técnico recebeu avaliações mistas de comentaristas
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro anunciou a contratação do técnico Zé Ricardo na noite desta terça-feira (5/9). O comandante chega para substituir o português Pepa, demitido há uma semana.

Nas redes sociais e na TV, comentaristas opinaram sobre o novo treinador, que terá a missão de reconduzir a equipe celeste ao caminho das vitórias na Série A. A Raposa ocupa o 12º lugar, com 26 pontos.

Opiniões favoráveis

Lucas Pedrosa, comentarista do SBT Sports e da Cazé TV, pontuou a baixa média de gols dos times liderados por Zé Ricardo, mas acredita que ele pode dar certo no comando da Raposa.

“Zé Ricardo é um treinador que não vai te encantar em campo… Mas ele é extremamente trabalhador, ótimo gestor de grupo, vem estudando cada vez mais e costuma ter uma tônica no trabalho: primeiro é aprender a não perder. Se defender bem. Ser consistente. E segundo é buscar o gol da vitória. Sim, o gol. Os times dele não fazem tantos gols, mas são efetivos… “.

Lucas Pedrosa, do SBT

Após relembrar passagens do treinador no Vasco, Pedrosa concluiu: “Treinador, dentro do cenário atual, que tem tudo para pelo menos não deixar o Cruzeiro cair, como temem alguns. Tem suas teimosias, vai irritar aqui ou ali, mas é um cara humilde e que unifica o grupo”.

Daniel Pereira, o Dandan, narrador e apresentador do SporTV, compactua com o pensamento: ”Para o momento, meio de temporada, o Cruzeiro precisando de pontos para não cair, o Zé Ricardo é um baita nome. (…) Acho que a permanência era o objetivo do Cruzeiro desde o início do campeonato. Era o planejamento, mas, começou tão bem que não passou pela cabeça do torcedor que algum momento brigaria por isso… É a briga do Cruzeiro. Ainda mais com um time que não vence há oito rodadas”.

Opiniões desfavoráveis

No programa Donos da Bola MG, da Band, o jornalista Thiago Fernandes elencou os treinadores especulados e criticou a escolha: “Eu não gosto dessa opção. Das alternativas que o Cruzeiro tinha para buscar um treinador até o fim da temporada, a do Zé Ricardo talvez fosse a pior possível. A gente falava anteriormente sobre Thiago Carpini, António Oliveira, Mauricio Barbieri, Odair Hellmann. Essas opções são superiores ao Zé Ricardo”.

Narrador e comentarista do canal Cruzeiro Sports, Diogo Medeiros expôs o último trabalho de Zé Ricardo, no Shimizu S-Pulse, do Japão (clique aqui e leia mais sobre): “A torcida está muito apegada ao histórico recente dele. Ele foi contratado pelo time japonês com um objetivo: livrar o clube do rebaixamento. E ele foi rebaixado na vice-lanterna. E o que complicou foi que o clube acreditou no trabalho dele, o manteve na segunda divisão, e ele acabou demitido na sétima rodada”.

Diogo também exigiu explicações dos dirigentes, sobretudo de Ronaldo Fenômeno: “A diretoria do Cruzeiro tem que aparecer e dar satisfação. É isso que estou cobrando. Tem que explicar o que está acontecendo. Como foi a saída do Pepa? Ninguém sabe. Como foi a treta no vestiário? E essa quebra da unidade do elenco? A chegada do Zé Ricardo. Fica muito cômodo, ninguém falou nada, passa esse período e agora chega o Zé Ricardo. Mas e antes? Como que fica? Ninguém fala nada?”

Por fim, Hugão, comentarista do Alterosa Esporte e colunista em No Ataque, alfinetou a diretoria: “Nova gestão, velhos costumes”. Em seguida, pediu aos torcedores que orem pelo time e justificou: “Com Zé Ricardo, meus amigos, haja coração”.

Zé Ricardo no Cruzeiro

Zé Ricardo assinou contrato com Cruzeiro até dezembro de 2024. O último trabalho do treinador carioca foi no Shimizu S-Pulse, do Japão. No Brasil, ele passou por Flamengo, Fortaleza, Botafogo, Vasco e Internacional desde o início de sua carreira, em 2016.

A estreia de Zé Ricardo deve ser contra o Santos, fora de casa, pela 23ª rodada do Brasileiro. O Cruzeiro visitará o Peixe na quinta-feira da próxima semana (14/9), às 19h, na Vila Belmiro. O clube paulista é o primeiro do Z4, em 17º, com 21 pontos em 22 jogos.

Compartilhe