CRUZEIRO

Zé Ricardo monitora promessa da base do Cruzeiro nos primeiros dias de treino

Zé Ricardo é conhecido por ter dado chance a jovens atletas que se destacaram no Brasil e foram vendidos para clubes europeus

Compartilhe
google-news-logo

Novo técnico do Cruzeiro, Zé Ricardo tem monitorado de perto uma promessa da base celeste em seus primeiros dias de trabalho à frente do clube. O substituto de Pepa é conhecido por ter dado chance a jovens atletas que se destacaram no Brasil e foram vendidos para clubes europeus em seus trabalhos anteriores à Raposa.

O lateral-esquerdo Kauã Prates, de 15 anos, participou da primeira atividade de Zé Ricardo como comandante do Cruzeiro, nessa quarta-feira (6/9). A integração do jovem ao treino do elenco principal foi um pedido do experiente treinador de 52 anos.

Kauã está na base do Cruzeiro desde os 12 anos. Natural de Montanha, no Espírito Santo, o defensor vem sendo constantemente convocado para defender a Seleção Brasileira Sub-15.

O garoto assinou seu primeiro contrato de formação com o Cruzeiro em 24 de agosto de 2022, aos 14 anos. Na ocasião, o jovem publicou uma mensagem nas redes sociais agradecendo pela oportunidade: “As três regras da vida: sonhar, acreditar e realizar”, escreveu.

Kauã poderá contar com a experiência de Marlon e Kaiki durante os treinamentos com Zé Ricardo na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte. O primeiro tem sido o melhor jogador da posição na Série A do Campeonato Brasileiro, enquanto o segundo é ‘figurinha carimbada’ nas convocações da Seleção Brasileira Sub-20.

Zé Ricardo lançou jovens de sucesso no profissional

Se faltaram oportunidades aos jovens da base do Cruzeiro com Pepa, agora, por sua vez, a expectativa é de que Zé Ricardo dê mais espaços aos atletas em transição ao profissional. O histórico do carioca é bem favorável nesse aspecto.

Zé Ricardo deu as primeiras oportunidades a jogadores de grande destaque no Brasil e que foram vendidos para o futebol europeu. Foi ele quem contribuiu para a formação do craque Vinícius Júnior, do Real Madrid, da Espanha. Além disso, deu minutos a Lucas Paquetá, do West Ham, da Inglaterra, e Andrey Santos, do Nottingham Forest – emprestado pelo Chelsea.

O treinador foi o primeiro ‘professor’ de Vini Jr. na base do Flamengo. Ele também concedeu a primeira oportunidade ao atacante no profissional. A estreia foi no empate por 1 a 1 com o Atlético, no Maracanã, pela primeira rodada do Brasileirão de 2017.

Ainda no rubro-negro, Zé Ricardo deu maior sequência a Paquetá. A promessa da Gávea já havia feito dois jogos sob o comando de Muricy Ramalho, em 2016, mas ganhou mais minutos somente no ano seguinte após a chegada do atual técnico do Cruzeiro.

Zé também confiou em Andrey, que se transformou no principal ativo do Vasco no mercado da bola nos últimos anos. O volante conquistou a confiança do treinador e foi peça fundamental do esquema tático do time carioca na Série B de 2022.

Compartilhe
google-news-logo