CRUZEIRO

Zé Ricardo terá missão de recuperar futebol de ‘velho conhecido’ no Cruzeiro

Novo treinador do Cruzeiro tentará recuperar o bom futebol de um ‘velho conhecido’ que teve bom início sob o comando de Pepa
Foto do autor
Compartilhe

Anunciado como novo técnico do Cruzeiro no início desta semana, Zé Ricardo terá uma missão especial já nos primeiros dias à frente do time celeste. O treinador de 52 anos, que estava livre no mercado após ser demitido do Shimizu, do Japão, tentará recuperar o bom futebol de um ‘velho conhecido’.

O experiente comandante reencontrará o meio-campista Mateus Vital na Raposa. Os dois trabalharam juntos no Vasco em 2017, quando o prata da casa superou o rótulo de promessa e se firmou na equipe profissional.

Vital foi responsável por marcar o único gol da vitória vascaína na estreia de Zé Ricardo, em 9 de setembro daquele ano. O cruzmaltino venceu o Grêmio por 1 a 0, em São Januário, no Rio de Janeiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Naquela temporada, o meio-campista teve bom desempenho e ganhou a confiança de Zé Ricardo. Ele foi titular em dez dos 12 jogos sob o comando do treinador e marcou dois gols. Vital se destacou principalmente pelas jogadas rápidas de beirada e pela criação de jogadas ofensivas.

As boas atuações de Vital contribuíram para o grande aproveitamento do Vasco no Brasileirão de 2017. O time de Zé Ricardo terminou o torneio nacional na sétima posição, com 56 pontos, e se classificou para a Copa Libertadores do ano seguinte.

Fase de Mateus Vital no Cruzeiro

Contudo, Vital passa por uma fase bem distinta no Cruzeiro na atual temporada. O camisa 7 chegou a ser considerado um dos melhores jogadores do time nos primeiros jogos do ex-técnico Pepa no Brasileiro, mas se lesionou e não conseguiu retomar o bom momento depois disso.

(foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
(foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Embora o armador não tenha anotado nenhum tento nas 22 rodadas da competição de pontos corridos, tem grande responsabilidade na equipe: ser o ‘motorzinho’. Na ausência de Matheus Pereira, ele é o principal encarregado de criar as jogadas na intermediária do campo.

Porém, Vital tem sido criticado por grande parte da torcida cruzeirense em razão de suas atuações recentes – foi substituído no início do segundo tempo dos últimos jogos. Além disso, só conseguiu dar uma assistência para os companheiros até essa altura da competição.

Zé Ricardo aposta em recuperação de armador

Zé Ricardo deixou claro em sua apresentação que conta com Mateus Vital para ajudar a encerrar a má fase do Cruzeiro na temporada. O treinador acredita que o meio-campista pode recuperar o bom futebol juntamente com a possível remontada celeste.

“Quando um jogador reencontra um treinador onde tiveram um momento positivo, como por exemplo o Vital, de subida no Vasco, ele começando a surgir entre os profissionais. A gente num momento até mais difícil que no Cruzeiro. Quando vou ao Vasco ele é responsável pelo primeiro gol, da vitória. Tenho uma ligação forte com ele e é muito provável que consigamos recuperá-lo, pois tem muito potencial”, disse.

Desde que chegou à Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, em janeiro deste ano, Mateus Vital disputou 27 partidas. Ele balançou a rede adversária apenas na goleada por 4 a 0 sobre o Villa Nova, no Castor Cifuentes, em Nova Lima, na sexta rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro.

Compartilhe