Após pedir para deixar o cargo de diretor de negócios do Cruzeiro no início de agosto, Lênin Franco assumiu um novo projeto. Ele foi escolhido pelo presidente Ednaldo Rodrigues para integrar o departamento de marketing da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelos próximos anos de sua gestão, que vai até 2026.
Embora o Cruzeiro não tenha se despedido publicamente de Lênin, o ex-diretor foi visto exercendo a nova função nessa semana. O profissional esteve presente no Mangueirão, na goleada da Seleção Brasileira por 5 a 1 sobre a Bolívia, em Belém-PA, pela primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
A informação foi adiantada pelo jornalista Ulisses Gama, do portal Bahia Notícias, e confirmada pela reportagem de No Ataque.
Lênin tinha passagens por Bahia e Botafogo antes de ser oficializado na equipe da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, em 13 de maio de 2022. Ele assumiu o departamento de negócios e marketing do clube. A pasta englobava as áreas de patrocínio e publicidade, sócio-torcedor, ticketing e hospitalidade, digital e e-sports.
Desafios de Lênin no Cruzeiro
O ex-diretor do Cruzeiro tinha como principal missão expandir o programa ‘Sócio Cinco Estrelas’ neste ano, porém não conseguiu. A Raposa chegou a ter mais de 71 mil contribuintes ao final da Série B do Campeonato Brasileiro de 2022, mas teve queda vertiginosa no número logo na volta à Série A.
Em junho de 2022, o gestor Ronaldo Fenômeno avisou que a meta de sócios na elite nacional seria de 100 mil torcedores, marca bem distante da realidade. Atualmente, o Cruzeiro tem 50.316 colaboradores adimplentes.
À época, Lênin defendeu a redução da quantidade de modalidades, que tinham mais de dez opções. Neste ano, o número caiu em razão do encerramento dos planos de cadeiras cativas. O diretor comercial também não conseguiu implementar o season ticket – espécie de ingresso para os sócios para toda a temporada.
Sucesso de público no ano passado, a ‘Caravana do Cruzeiro’ foi uma das ações de marketing mais acertadas durante a gestão de Lênin. Criada em agosto de 2022, a iniciativa tinha como propósito aproximar o clube dos torcedores que moram no interior de Minas Gerais.
Antes de deixar a diretoria do Cruzeiro, Lênin afirmou ao No Ataque que o projeto terá continuidade na reta final deste ano. Segundo ele, existe um planejamento para fazer a caravana, mas ainda não poderia anunciar os detalhes.
Mudança do Raposão e Raposinho
Outra medida respondida por Lênin e que dividiu opiniões dos torcedores foi a mudança de visual do Raposão e Raposinho, em março deste ano. As mascotes passaram por uma reformulação abrupta, o que revoltou grande parte da torcida cruzeirense.
O Cruzeiro se viu obrigado a suspender a repaginação dos animadores de torcida diante da ‘chuva’ de críticas nas redes sociais e dos protestos contra a ideia. Depois disso, o clube também criou o “comitê de torcedores” para debater projetos de marketing com participação direta dos sócios.
No fim de julho, a diretoria celeste abriu votação para os sócios-torcedores escolherem o formato do novo Raposão. A versão marrom claro foi a eleita, com 55,5% dos votos.