CRUZEIRO

Duelo contra Santos colocará no caminho do Cruzeiro jogador alvo no mercado

Adversários na próxima rodada do Brasileiro, Cruzeiro e Santos disputaram contratação de zagueiro na última janela
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro voltará a campo para medir forças contra o Santos 12 dias após a sua última apresentação. As equipes se enfrentarão nesta quinta-feira (12/9), às 19h, na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto colocará no caminho da Raposa um jogador que foi alvo do clube na janela de transferências do meio do ano.

Trata-se de João Basso, que pertencia ao Arouca, de Portugal. Anunciado pelo Peixe em julho, o zagueiro de 26 anos firmou contrato em definitivo até dezembro de 2026.

O Santos precisou desembolsar cerca de 2,5 milhões de euros (R$ 13,5 milhões na cotação da época) para repatriar o jovem atleta. Esse foi um dos motivos que tirou o Cruzeiro da competição no mercado pelo defensor.

Basso se tornou titular absoluto e assumiu o papel de liderança dentro de campo desde que chegou ao clube paulista. Ele foi contratado para reforçar um setor carente no elenco do ex-técnico Paulo Turra. O zagueiro manteve o mesmo status após o uruguaio Diego Aguirre assumir o comando do time.

A grande aposta do Santos atuou durante os 90 minutos de todas as cinco partidas que fez no Brasileirão – da 18ª à 22ª rodada. Contudo, saiu de campo com apenas uma vitória até o momento. Nos demais compromissos, João acumula um empate e três derrotas.

Cruzeiro tentou contratar João Basso

O Cruzeiro tentou contratar João Basso em julho deste ano. O diretor de futebol Pedro Martins consultou a situação do defensor, mas se assustou com os altos valores exigidos pelo Arouca. O time português se manteve irredutível durante todo o processo de tratativas.

À época, uma fonte próxima ao jogador afirmou à reportagem de No Ataque que a oferta cruzeirense não passou nem perto de convencer o clube lusitano. A investida celeste seria para adquirir 80% dos direitos econômicos do zagueiro.

“A proposta do Cruzeiro foi ridícula. Eles ofereceram 600 mil euros (R$ 3,2 milhões na cotação da época), valor bem abaixo do que o Arouca queria. O João recebeu várias propostas. Inclusive, o Santos ofereceu mais que o dobro por ele”, disse um membro do staff do jogador.

Depois da recusa do Arouca, o Cruzeiro se mobilizou no mercado e encontrou outra alternativa no próprio futebol português para fortalecer a zaga. O clube mineiro anunciou a chegada de João Marcelo, emprestado pelo Porto até junho de 2024, com opção de compra.

Zagueiro será titular contra a Raposa

Ao que tudo indica, João Basso será novamente titular no duelo contra o Cruzeiro. Ele deve formar dupla com o jovem Jair, de 18 anos, que retorna de duas graves lesões no joelho direito. Isso porque seu parceiro Alex fraturou o tornozelo direito durante um treino no CT Rei Pelé, em Santos.

Compartilhe