O Santos tem um duelo importante nesta quinta-feira (14/9). A equipe paulista recebe o Cruzeiro a partir das 19h, na Vila Belmiro, em Santos, pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O jogo é considerado “de seis pontos” porque as duas equipes tentam se afastar da zona de rebaixamento.
A situação do Cruzeiro é um pouco mais tranquila. O time celeste está em 12º lugar na tabela de classificação, com 26 pontos – cinco a mais que o Santos, 17º colocado e primeiro integrante do Z4. Abaixo do Peixe estão Vasco (18º, com 17), América (19º, com 16) e Coritiba (20º, com 14).
Veja abaixo as prováveis escalações de Santos e Cruzeiro para o confronto pelo Brasileirão. As duas equipes prometem mudanças nos 11 iniciais em relação à última rodada.
Santos
Destaque ofensivo do Santos, o meia Yeferson Soteldo passou por altos e baixos ao longo da temporada. Apesar de todos os problemas, ele se manteve como uma esperança da torcida alvinegra contra o rebaixamento no Brasileirão. Por esse motivo, sua ausência diante do Cruzeiro será bastante sentida – ele fica fora do confronto por causa de suspensão.
Já quem retorna aos 11 iniciais é o jovem atacante Marcos Leonardo, que estava com a Seleção Brasileira Sub-23. A maior promessa da base do Peixe na atualidade marcou gol contra o Cruzeiro no primeiro turno e é o líder do ataque santista. Ele já balançou as redes 16 vezes nesta temporada.
Os compromissos em amistosos internacionais afetaram também o volante Tomás Rincón, que defende a Seleção Venezuelana junto de Soteldo. Devido ao desgaste gerado pelas atuações internacionais, é provável que ele comece o jogo contra o Cruzeiro no banco de reservas.
- Provável escalação do Santos: João Paulo; Joaquim, João Basso, Messias e Dodô; Rodrigo Fernández, Jean Lucas e Nonato (Lucas Lima); Lucas Braga, Marcos Leonardo e Stiven Mendoza.
- Desfalques do Santos: Alex Nascimento (fratura no tornozelo direito) e Yeferson Soteldo (suspensão).
Cruzeiro
Como Zé Ricardo ainda não estreou, é difícil dizer com detalhes quais são os planos do técnico para o time titular do Cruzeiro. Uma baixa que a Raposa sofreu foi em seu ataque. O centroavante Rafael Elias, que figurava entre os 11 iniciais nos últimos jogos, se lesionou e deve ficar mais de um mês fora das atividades da equipe.
Gilberto, que vive jejum de gols desde maio, acaba despontando como favorito a ocupar a vaga deixada por Papagaio. Zé Ricardo afirmou em sua primeira entrevista coletiva que daria novas chances para o atacante caso ele demonstrasse empenho nos treinos. Com a ausência do titular da posição, é provável que ele volte a ganhar minutagem após ser ficar dois jogos consecutivos ser entrar em campo.
No sistema defensivo e no meio-campo, o técnico deve montar uma escalação igual a que vinha sendo usada por Pepa. As maiores dúvidas são em relação à parte ofensiva do time celeste. Bruno Rodrigues, que é o artilheiro do Cruzeiro no ano, é outro atleta que vive jejum incômodo e pode ter seu futebol resgatado por Zé Ricardo. Se o treinador optar um centroavante fixo, ele terá que disputar posição com Wesley.
- Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Neris (Lucas Oliveira), Luciano Castan e Marlon; Lucas Silva, Matheus Jussa e Matheus Vital (Filipe Machado), Arthur Gomes, Bruno Rodrigues (Wesley) e Gilberto.
- Desfalques do Cruzeiro: Wesley Gasolina (transição física), Ramiro (recuperação de cirurgia no joelho direito), Matheus Pereira (tratamento de lesão no joelho esquerdo), Rafael Bilu (recuperação de cirurgia no tendão de Aquiles da perna esquerda) e Rafael Elias (tratamento de lesão no joelho esquerdo).