A estreia de Zé Ricardo no comando do Cruzeiro não poderia ter sido melhor. O time celeste goleou o Santos por 3 a 0, nesta quinta-feira (14/9), na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo encerrou uma sequência de oito jogos sem vitória da equipe mineira na competição nacional.
O treinador carioca comemorou o resultado de seu primeiro compromisso à beira da área técnica e condicionou o resultado ao trabalho desenvolvido na Toca da Raposa 2. Ele foi anunciado como o substituto de Pepa no Cruzeiro em 5 de setembro.
“O grupo (de jogadores) e o clube foram muito solícitos em tudo que eu pedi no dia a dia. Quero fazer um agradecimento especial à comissão da casa, o pessoal que me forneceu todos os dados e trabalhou aquilo que a gente pediu individualmente para conhecer mais os atletas, principalmente os jovens”, iniciou.
“Foram sete dias muito intensos, como não poderia deixar de ser. A gente respeita muito o trabalho que vinha sendo feito, porque era um bom trabalho. Os recortes do futebol acabam fazendo com que sejam feitas algumas correções em planejamentos, mas não posso deixar de enaltecer o que foi bem feito”, completou.
Zé Ricardo resgata confiança do elenco
Zé Ricardo também aproveitou para pontuar a importância da vitória para o resgate da confiança do elenco. Ele citou nominalmente os atacantes Bruno Rodrigues, Nikão e Gilberto.
“Sempre dividimos nossas ideias com os jogadores e entendemos aquilo que eles poderiam cumprir. Hoje, acabou a gente sendo competente nas fases do jogo. Com essa vitória, tem o retorno de confiança coletivo e individual, como o do Bruno (Rodrigues), do Nikão e do próprio Gilberto. Isso pode fortalecer”, finalizou.
Autor do segundo gol da Raposa no jogo, Bruno Rodrigues encerrou um jejum de mais de três meses sem balançar as redes. O último gol marcado pelo ponta-direita havia sido no empate por 2 a 2 contra o Bahia, na 10ª rodada do Brasileirão.
Já Nikão, que teve ‘noite de gala’ na goleada cruzeirense, anotou apenas o seu terceiro gol com a camisa azul. Ele serviu Bruno Rodrigues com bela assistência e guardou uma bola no ângulo direito do goleiro João Paulo.
Por sua vez, Gilberto ainda enfrenta uma seca de gols. Apático no primeiro tempo, ele passou em branco pelo 17º jogo consecutivo. No entanto, o centroavante conta com o apoio do treinador.
Raposa deu salto na tabela
Com a vitória, o Cruzeiro subiu momentaneamente para a 10ª posição da tabela. A Raposa agora tem 29 pontos – sete vitórias, oito empates e oito derrotas. Seu próximo confronto é com o Fluminense, em 20 de setembro, no Maracanã, pela 24ª rodada.