CRUZEIRO

Antigo desejo da SAF, volante está ‘escanteado’ no Cruzeiro

Fernando Henrique chegou ao Cruzeiro em janeiro, mas até agora só conseguiu entrar em campo em um jogo do Campeonato Brasileiro

Compartilhe
google-news-logo

Jovem volante contratado pelo Cruzeiro no início da temporada, Fernando Henrique atuou por menos de 15 minutos em 2023. O jogador de 22 anos chegou à Toca da Raposa após o clube celeste superar longo um imbróglio com o Grêmio, que corria desde o meio do ano passado.

Fernando fez as categorias de base no Tricolor Gaúcho, mas não se firmou no time profissional e começou a cogitar uma saída. O meio-campista esteve perto de fechar por empréstimo com o Cruzeiro, em julho de 2022, mas o Grêmio recuou no negócio por causa de pressão interna e dos torcedores. O atleta e o seu empresário estavam em Belo Horizonte quando a contratação melou.


A transferência só veio a dar certo em janeiro, após os clubes fecharem um acordo para dividir os direitos econômicos de Fernando. Na época, o Cruzeiro ainda era treinado por Paulo Pezzolano e tinha três competições para disputar. Dessa forma, o volante assinou em definitivo com o clube até dezembro de 2025.

Nem a Raposa e nem o jogador imaginariam que poucos dias depois ele se lesionaria de forma grave durante um treinamento. Fernando sofreu um trauma no menisco do joelho direito e passou quatro meses em tratamento, sendo liberado para voltar a treinar somente no fim de maio.

A estreia com a camisa do Cruzeiro demorou mais ainda. Fernando entrou em campo pela primeira vez no empate por 3 a 3 com o Athletico-PR, em 29 de julho, pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O técnico Pepa o acionou aos 44 minutos do segundo tempo. A partida ainda teve 11 minutos de acréscimos.

Depois disso, Fernando não ganhou mais nenhuma oportunidade com o treinador português, demitido em agosto. Seu sucessor, Zé Ricardo, também optou por não utilizar o atleta em sua primeira partida no cargo. O camisa 15 ficou fora até da lista de relacionados da vitória por 3 a 0 sobre o Santos, nessa quarta-feira (15/9).

Houve outros dez jogos em que Fernando foi relacionado, mas não chegou a pisar no gramado. Ele foi um reserva não utilizado nas partidas contra São Paulo (vitória por 1 a 0), Internacional (empate por 0 a 0), Vasco (vitória por 1 a 0), Coritiba (empate por 0 a 0), Goiás (derrota por 1 a 0), Botafogo (empate por 0 a 0), Palmeiras (derrota por 1 a 0), Corinthians (empate por 1 a 1) e Grêmio (derrota por 3 a 0).

Fernando Henrique tem competição acirrada no Cruzeiro

Para Fernando Henrique conseguir mais minutos no time de Zé Ricardo, será difícil. A dupla de volantes titulares é composta por Lucas Silva e Matheus Jussa, que jogaram bem contra o Santos. O primeiro deles fez contra o Peixe, e o segundo deu assistência e ganhou elogios até da imprensa internacional.

Jogador mais que mais atuou com Pepa, Filipe Machado deve ser reserva com o treinador. Ele é a terceira opção da posição, mas pode ser acionado em partidas que Zé precisar começar com mais um homem no meio de campo ou reforçar a marcação.

Próximo compromisso do Cruzeiro

O próximo jogo do Cruzeiro é na quarta-feira (20/9), a partir das 21h30, contra o Fluminense, no Maracanã. As equipes se enfrentam pela 24ª rodada do Brasileirão.

Compartilhe
google-news-logo