CRUZEIRO

Zé Ricardo monitora jogadores da base do Cruzeiro, que devem ganhar espaço

Zé Ricardo elogiou os talentos das categorias de base do Cruzeiro e indicou que deve dar mais chances aos jovens no time

Compartilhe
google-news-logo

Conhecido por ter dado chances a jovens atletas que se destacaram em grandes clubes brasileiros, Zé Ricardo monitora de perto as promessas da base do Cruzeiro. O treinador deu pistas de que alguns jogadores integrados ao profissional podem ganhar espaço durante seu trabalho à frente da Raposa.

Zé Ricardo elogiou os talentos das categorias de base e destacou o grande centro formador que é o Cruzeiro. A declaração do novo técnico da equipe mineira foi dada logo após a goleada celeste por 3 a 0 sobre o Santos, na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, na última quinta-feira (14/9).

“Nós temos muitos meninos talentosos que podem dar retorno em médio prazo ao Cruzeiro. Alguns deles já vem entrando de forma consecutiva e jogando bem. Uma categoria sub-20 que é muito bem trabalhada, com alguns jogadores que vão dar retorno em breve ao clube”, disse.

Dois jovens de 20 anos entraram no time na vitória sobre o Peixe. O volante Ian Luccas e o atacante Stênio – que não vinham recebendo muitas chances com Pepa – foram acionados aos 48 minutos do segundo tempo. Embora tenham atuado por apenas um minuto, eles começaram a aparecer no radar do comandante carioca.

Ian Luccas enfrenta grande concorrência no Cruzeiro. Ele disputa vaga diretamente com Matheus Jussa, Filipe Machado e Lucas Silva, tendo Fernando Henrique como sombra. Já Stênio luta por espaço com Bruno Rodrigues, Arthur Gomes, Wesley e Paulo Vitor.

Novo treinador observa jovem de 15 anos nos treinos

Os primeiros treinos de Zé Ricardo na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, tiveram uma novidade. O experiente treinador de 52 anos convidou o lateral-esquerdo Kauã Prates, de 15, para treinar com o elenco principal. Contudo, ainda não o convocou para jogos do profissional.

Kauã está na base do Cruzeiro desde os 12 anos. Natural de Montanha, no Espírito Santo, o defensor vem sendo constantemente chamado para defender a Seleção Brasileira Sub-15. O garoto assinou seu primeiro contrato de formação com o clube estrelado em 24 de agosto de 2022, aos 14 anos.

Zé Ricardo lançou jovens de sucesso no profissional

Se faltaram oportunidades aos jovens da base do Cruzeiro com Pepa, agora, por sua vez, a expectativa é de que Zé Ricardo dê mais espaços aos atletas em transição ao profissional. O histórico do carioca é bem favorável nesse aspecto.

Zé Ricardo deu as primeiras oportunidades a jogadores de grande destaque no Brasil e que foram vendidos para o futebol europeu. Foi ele quem contribuiu para a formação do craque Vinícius Júnior, do Real Madrid, da Espanha. Além disso, deu minutos a Lucas Paquetá, do West Ham, da Inglaterra, e Andrey Santos, do Nottingham Forest – emprestado pelo Chelsea.

O treinador foi o primeiro ‘professor’ de Vini Jr. na base do Flamengo. Ele também concedeu a primeira oportunidade ao atacante no profissional. A estreia foi no empate por 1 a 1 com o Atlético, no Maracanã, pela primeira rodada do Brasileirão de 2017.

Ainda no rubro-negro, Zé Ricardo deu maior sequência a Paquetá. A promessa da Gávea já havia feito dois jogos sob o comando de Muricy Ramalho, em 2016, mas ganhou mais minutos somente no ano seguinte após a chegada do atual técnico do Cruzeiro.

Zé também confiou em Andrey, que se transformou no principal ativo do Vasco no mercado da bola nos últimos anos. O volante conquistou a confiança do treinador e foi peça fundamental do esquema tático do time carioca na Série B de 2022.

Compartilhe
google-news-logo