Ex-treinador do Cruzeiro, Mano Menezes pode assumir a Seleção da Costa Rica. Os costarriquenhos buscam por um novo comandante após a saída de Luis Fernando Suárez, e, segundo a imprensa do país, o brasileiro é um dos alvos.
Além de Mano, o argentino Gabriel Milito e os colombianos Juan Carlos Osório e Jorge Luis Pinto também estão sendo sondados pela Federação Costarriquenha de Futebol.
De acordo com o jornal Diez, Mano Menezes deve se reunir nesta semana com os representantes da federação. O principal objetivo do novo treinador será classificar a seleção para a Copa do Mundo de 2026.
Mano Menezes foi oferecido ao Paraguai
Sem clube desde o dia 18 de julho, quando foi demitido pelo Internacional, o técnico Mano Menezes foi oferecido à Seleção Paraguaia, que demitiu Guillermo Barros Schelotto após início ruim nas Eliminatórias para a Copa do Mundo (uma derrota e um empate).
Em uma carta encaminhada para a Associação Paraguaia de Futebol (APF), empresários apresentam o nome de Mano Menezes, destacando a Licença PRO da CBF. O ofício é assinado pelo treinador e seu empresário, Guilherme Prado.
No fim das contas, o Paraguai optou por um profissional conhecido no próprio país, o argentino Daniel Garnero, que estava no Libertad.
Ofrecieron a la APF al entrenador brasileño Mano Menezes #AM1080 pic.twitter.com/GbbfmQgtef
— Fútbol a lo Grande (@FALG1080am) September 19, 2023
Mano Menezes no Cruzeiro
Mano Menezes teve experiência longeva no Cruzeiro, de julho de 2016 a agosto de 2019. No intervalo de mais de três anos, montou um grupo competitivo em torneios eliminatórios e conquistou duas edições da Copa do Brasil, em 2017 e 2018, além de alcançar as semifinais em 2016 e 2019.
Campeão estadual em 2018 e 2019, Mano é o quarto treinador com mais jogos pelo Cruzeiro, com 235 partidas. Contando os números da primeira passagem, no segundo semestre de 2015, foram 112 vitórias, 69 empates e 54 derrotas. A Raposa marcou 333 gols e sofreu 205.
A sequência do comandante na Toca acabou abreviada em meio a um período turbulento na parte administrativa, com as acusações de crimes de lavagem de dinheiro, apropriação indébita e falsidade ideológica na gestão do ex-presidente Wagner Pires de Sá e do ex-vice de futebol Itair Machado.
Acometido por uma crise institucional que refletiu no futebol com atrasos salariais e processos na Justiça, o Cruzeiro conquistou apenas uma vitória nos últimos 18 jogos sob o comando de Mano Menezes. O treinador deixou o clube na derrota por 3 a 0 para o Internacional, em 8 de agosto, no Mineirão, pela semifinal da Copa do Brasil.
Após a saída de Mano, o Cruzeiro foi dirigido por Rogério Ceni, Abel Braga e Adilson Batista no restante do Brasileirão e acabou rebaixado à Série B em 17º lugar, com 36 pontos. O retorno à elite só veio em 2022, com o uruguaio Paulo Pezzolano.