Principal alternativa para substituir Gilberto no ataque do Cruzeiro, Rafael Elias completou uma semana de recuperação no departamento médico do clube. O centroavante faz tratamento conservador para tratar a lesão sofrida no ligamento colateral medial do joelho esquerdo.
Papagaio se machucou durante um treino do Cruzeiro na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, na semana passada. Ele seria titular no primeiro jogo de Zé Ricardo à frente do time, mas foi cortado da lista de relacionados contra o Santos, na Vila Belmiro, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A ausência do centroavante em campo passou a ser sentida por parte da torcida cruzeirense e pelo próprio treinador celeste. Isso porque Gilberto, utilizado como titular contra Santos e Fluminense, vive jejum de 16 partidas sem marcar gols e tem tido atuações bem discretas.
Após a derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, Zé Ricardo lamentou não contar com Papagaio nos primeiros compromissos pelo Cruzeiro. O treinador disse que só tem insistido com Gilberto por não ter outro camisa 9 à disposição no elenco.
“O que eu posso dizer é que o Cruzeiro já vem apresentando alguns problemas com jogadores que, infelizmente, na sequência de jogos acabaram se machucando. Nós temos um elenco, no qual eu conto efetivamente com todo mundo. Com a contusão do Rafael Elias, a gente não tem um outro camisa 9 específico. A gente insistiu com o Gilberto porque o nosso jogo passa por ter um camisa 9”, declarou o treinador.
Como está a recuperação de Papagaio?
O portal No Ataque apurou, nesta sexta-feira (22/9), com uma fonte ligada ao staff do atleta, que Rafael Elias está apresentando grande evolução. O processo inicial de recuperação do jogador passa por duas etapas diárias de fisioterapia, sendo a primeira no departamento médico do clube e a outra em casa.
Como de praxe, o Cruzeiro não divulgou o tempo de recuperação de Papagaio. Contudo, a pedido da reportagem, especialistas estimaram que jogadores com esse tipo de lesão precisam de, pelo menos, cinco semanas para voltar às atividades mais intensas com bola.
A tendência é que Rafael inicie a transição física em até três semanas. Sendo assim, ele voltaria aos treinos na primeira quinzena de outubro e perderia mais três jogos da Raposa: contra América, Cuiabá e Flamengo.
Pelo tempo estimado, Papagaio regressaria ao time de Zé Ricardo somente no clássico contra o Atlético, em 22 de outubro, às 16h. As equipes se enfrentarão na Arena MRV, na capital mineira, pela 28ª rodada do Brasileirão.
Rafael Elias pelo Cruzeiro
Rafael Elias chegou ao Cruzeiro em 27 de julho deste ano e assinou em definitivo até junho de 2026. Ele já vestiu a camisa celeste em cinco oportunidades e marcou um gol – no empate por 1 a 1 com o Corinthians, no Mineirão, pela 20ª rodada.