CRUZEIRO

Cruzeiro: o que mudou no time desde o último clássico contra o América

Cruzeiro e América se enfrentarão neste domingo (1º/10), às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro

Compartilhe
google-news-logo

Cruzeiro e América se encontram pela quinta vez nesta temporada, mas desta feita com algumas mudanças dentro e fora de campo. Os rivais medirão forças neste domingo (1º/10), às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

As equipes já se enfrentaram quatro vezes em 2023, com ampla vantagem alviverde nos confrontos. O Coelho venceu a Raposa em três oportunidades no Campeonato Mineiro: 1 a 0, no Independência, na primeira fase; 2 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, no jogo de ida da semifinal; e 2 a 1, no Horto, na partida de volta.

Já o único triunfo do Cruzeiro sobre o América foi na sexta rodada do Brasileirão, quando goleou o rival por 4 a 0, no Independência. A partida também ficou marcada por ter sido a última vez que o centroavante Gilberto balançou as redes com a camisa celeste.

Desde então, o Cruzeiro passou por reformulações importantes dentro e fora das quatro linhas. Alguns jogadores sofreram com lesões ou foram negociados, enquanto outros foram contratados na janela de transferências de inverno.

O que mudou no Cruzeiro

Última escalação

No último jogo contra o América, Pepa escalou o Cruzeiro com Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Ramiro, Filipe Machado e Neto Moura; Wesley, Bruno Rodrigues e Henrique Dourado. O treinador acionou Wallisson, Matheus Jussa, Gilberto, Stênio e Igor Formiga durante a partida.

Dos jogadores relacionados para o clássico, Anderson, Reynaldo, Neris, Ian Luccas, Nikão, Daniel Júnior e Juan Christian ainda ficaram no banco de reservas.

Time do Cruzeiro no último clássico contra o América

Lesões e saída de jogadores

O Cruzeiro perdeu atletas por diferentes motivos desde o clássico. Dos titulares, o zagueiro Oliveira torceu o tornozelo esquerdo e ainda não recuperou a posição, enquanto o volante Ramiro rompeu os ligamentos do joelho direito e passou por cirurgia. Já o meio-campista Machado perdeu espaço por opção técnica.

Por sua vez, o volante Neto Moura foi emprestado ao Mirassol até o fim da Série B desta temporada, e o atacante Dourado teve o contrato rescindido.

A Raposa ainda vendeu o lateral-direito Igor Formiga e o volante Wallisson ao futebol português – Portimonense e Moreirense, respectivamente. O meia Daniel Jr. foi emprestado ao Akhmat Grozny, da Rússia, enquanto o zagueiro Reynaldo e o atacante Juan Christian tiveram os vínculos rescindidos.

Novas contratações

Com as várias saídas, o Cruzeiro precisou se fortalecer na janela do meio do ano. A diretoria celeste foi ao mercado e anunciou a chegada de oito reforços para compor o elenco.

Para a defesa, a Raposa trouxe o lateral-direito Helibelton Palacios, o zagueiro João Marcelo e os volantes Fernando Henrique e Lucas Silva. As opções no setor ofensivo são o meia-atacante Matheus Pereira e os atacantes Arthur Gomes, Paulo Vitor e Rafael Elias.

Dos reforços, apenas Lucas Silva tem lugar cativo no time atual. Matheus Pereira (lesão nos ligamentos cruzado anterior e colateral medial do joelho esquerdo) e Rafael Elias (lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo) ainda estão no departamento médico.

Troca de técnico

A mudança de maior impacto desde o último jogo contra o América está na área técnica. Pepa foi demitido após uma série de jogos sem vitória no Brasileiro. A diretoria da SAF se mobilizou e trouxe o carioca Zé Ricardo para substituir o português.

Zé Ricardo já comandou a Raposa em duas ocasiões: na vitória por 3 a 0 sobre o Santos, na Vila Belmiro, pela 23ª rodada, e na derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, pela 24ª.

Provável time

A escalação de Zé Ricardo para o clássico contra o América ainda é um mistério. Contudo, o treinador deu pistas de que fará, pelo menos, uma mudança no ataque. Bruno Rodrigues deve ganhar a condição de titular na vaga de Gilberto.

A possível formação tem Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Lucas Silva, Matheus Jussa e Mateus Vital; Nikão, Wesley e Bruno Rodrigues.

Compartilhe
google-news-logo