O Campeonato Brasileiro se aproxima do fim. Assim como outras equipes, o Cruzeiro já analisa os pontos negativos e positivos da atual temporada para montar o seu elenco do ano que vem. Alguns jogadores tem futuro ‘garantido’ na Toca da Raposa, enquanto outros terão negociar renovações contratuais.
Veja o levantamento feito pelo No Ataque com dados dos cinco jogadores que têm vínculo com o clube somente até dezembro e como tem sido o desempenho de cada um deles em 2023.
Gabriel Mesquita (goleiro)
Terceira opção no gol, Gabriel Mesquita ainda não entrou em campo pelo Cruzeiro em 2023. O jogador de 25 anos está atrás do titular Rafael Cabral e do reserva imediato Anderson na disputa por uma vaga nos 11 iniciais do técnico Zé Ricardo.
Sua única aparição com a camisa do Cruzeiro foi na vitória celeste por 4 a 1 sobre o Novorizontino, na setembro de 2022, na 37ª rodada da última edição da Série B. Ele chegou ao clube mineiro após rescindir contrato com o Guarani, em abril do ano passado.
- Números na temporada: zero jogos
- Nota média na Série A: não tem
- Status no time: reserva
- Tipo de contrato: definitivo
Luciano Castán (zagueiro)
Pilar da boa defesa do Cruzeiro, que é o quarto time menos vazado do Brasileirão, Luciano Castán também chegou ao Cruzeiro após desfazer contrato com o Guarani. O zagueiro de 34 anos assinou em definitivo com a Raposa em março de 2023 e não largou a titularidade desde então.
- Números na temporada: 26 jogos
- Nota média na Série A: 6,95
- Tipo de contrato: definitivo
- Status no time: titular
William (lateral-direito)
Outro destaque do Cruzeiro que tem contrato apenas até o fim do ano é o lateral-direito William. Devido a um grave histórico de lesões, o clube optou por assinar contrato de produtividade com o atleta. Caso atinja o desempenho esperado pela Raposa, o vínculo renovado para o ano que vem.
William faz dupla com Marlon no time titular do Cruzeiro. O ala de 28 anos fechou com o clube celeste em dezembro de 2022, após rescindir com o Schalke 04, da Alemanha.
- Números na temporada: 28 jogos, um gol e três assistências
- Nota média na Série A: 6,89
- Tipo de contrato: definitivo
- Status no time: titular
Matheus Jussa (volante)
Matheus Jussa chegou ao Cruzeiro em fevereiro, emprestado pelo Fortaleza. Mesmo com a recente troca de técnico, o volante se manteve entre os 11 iniciais – posição que ele conquistou após a rescisão de Richard e a lesão de Ramiro. O jogador 27 anos marcou o primeiro gol da Raposa na vitória por 3 a 0 sobre o Santos, na estreia de Zé Ricardo.
- Números na temporada: 20 jogos e um gol
- Nota média na Série A: 6,76
- Tipo de contrato: empréstimo
- Status no time: titular
Nikão (meia)
De todos os jogadores da lista, quem tem o status mais indefinido é Nikão. O meia já oscilou entre as posições de titular e reserva, mas busca seu espaço sob o comando do novo técnico celeste. Camisa 10 da equipe, o atleta de 31 anos também cumpriu bom papel na primeira partida de Zé Ricardo.
Mesmo vindo do banco, Nikão marcou um gol e deu uma assistência diante do Santos e foi eleito o melhor em campo. Na rodada seguinte, voltou a ganhar oportunidade como titular, mas não conseguiu repetir o mesmo desempenho. Para ele ficar em Belo Horizonte, o Cruzeiro terá que negociar com o São Paulo, que o emprestou em dezembro de 2022.
- Números na temporada: 20 jogos, três gols e uma assistência
- Nota média na Série A: 7,0
- Tipo de contrato: empréstimo
- Status no time: indefinido
Obs: notas médias foram extraídas do aplicativo Sofascore, que computa estatísticas dos jogadores nas principais competições e faz avaliações com base em seus desempenhos dentro de campo.