O jovem Luis Fernando Santos Oliveira, mais conhecido apenas como Fernando, é o grande destaque das categorias de base do Cruzeiro na atual temporada. O atacante de 18 anos alcançou números expressivos e tem sido visto pela diretoria como o próximo ativo da SAF no mercado, assim como Vitor Roque em 2022.
Fernando já soma 22 gols em 37 partidas pelo sub-20 neste ano. O último tento do camisa 11 celeste foi marcado na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético, no domingo (24/9), na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro da categoria.
Inicialmente, Fernando foi contratado para reforçar o sub-17. Na categoria, disputou 11 jogos e marcou três gols. Depois, ‘estourou’ na idade e passou a integrar o elenco sub-20, pelo qual fez duas apresentações naquele ano.
A principal ‘arma’ do time de Fernando Seabra chegou à base do Cruzeiro em agosto do ano passado. Ele está emprestado pelo Água Santa-SP até janeiro de 2024 e tem o desejo de permanecer na capital mineira. O clube estrelado precisará desembolsar R$ 650 mil para adquirir 50% dos direitos econômicos do atleta.
A diretoria da SAF vê potencial em Fernando para ser o principal ativo do clube nos próximos anos. Por essa razão, o Cruzeiro se organiza para comprar os direitos do jogador e valorizá-lo.
Jovem é ‘comparado’ a Vitor Roque
Fernando também tem sido ‘comparado’ a Vitor Roque – a última estrela da base do Cruzeiro que despontou para o futebol nacional. O artilheiro superou a melhor temporada do ex-atacante da Raposa em número de gols nas categorias inferiores, mas com média inferior.
Vitor Roque chegou ao Cruzeiro em março de 2019, após uma manobra que envolveu uma falsa peneira na Toca da Raposa I. À época, ele defendia as cores do América.
O sucesso de Roque na base foi imediato. Antes de assinar seu primeiro contrato profissional, em 2021, o atacante marcou 21 vezes em 21 jogos (média de um gol por jogo). Ele também atuou pela equipe sub-20 em mais uma oportunidade, mas não balançou as redes.
A promoção de Vitor Roque ao time principal veio com Vanderlei Luxemburgo na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro daquele ano. Ele ainda recebeu chances com Paulo Pezzolano no Mineiro de 2022, além das primeiras fases da Copa do Brasil. Ao todo, foram 16 partidas, cinco gols e uma assistência.
Roque deixou o Cruzeiro no início de 2022, aos 17 anos. O centroavante foi comprado pelo Athletico-PR, que depositou em juízo os R$ 24 milhões de sua multa rescisória.
Fernando é monitorado por Zé Ricardo
Embora ainda não tenha sido promovido ao profissional, Fernando já participou de alguns treinamentos. A participação do jogador nas atividades foi um pedido de Pepa antes de sua demissão, no fim de agosto.
Agora, Fernando é monitorado pela equipe técnica de Zé Ricardo. O comandante do Cruzeiro se mostra empenhado em observar as novas promessas das categorias de base, assim como fez em outros grandes clubes ao longo da carreira.
Zé esteve na Toca 2 para acompanhar a decisão entre Cruzeiro e Atlético, pela semifinal do Mineiro Sub-20.