A situação do Cruzeiro como mandante é negativa e fica evidente quando analisamos os números. Com apenas dois gols, o time tem números piores que dois visitantes no Mineirão em 2023. A Raposa empatou quatro e perdeu três dos sete jogos que disputou no estádio.
Os confrontos foram diante de Fluminense (derrota por 2 a 0), Fortaleza (derrota por 1 a 0), Botafogo (empate por 0 a 0), Corinthians (empate por 1 a 1), RB Bragantino (empate por 0 a 0) e América (1 a 1) no Campeonato Brasileiro e Grêmio na Copa do Brasil (derrota por 1 a 0).
Já o América, que atuou quatro oportunidades como visitante e uma como mandante, tem seis gols no Mineirão nesta temporada. Três tentos foram marcados contra o Atlético, dois contra o Athletico Paranaense e um contra o Cruzeiro.
O Furacão também fez mais gols no Gigante da Pampulha que o Cruzeiro em 2023. A equipe rubro-negra perdeu por 2 a 1 para o Atlético, em duelo pela fase de grupos da Copa Libertadores, e empatou por 2 a 2 com o América, em confronto pelo Brasileirão.
A média celeste ainda é inferior às de outros dois adversários. Fluminense (2,0) e Corinthians (0,7) marcaram o mesmo de número gols que o Cruzeiro no Mineirão, mas em bem menos jogos.
Times que marcaram dois ou mais gols no Mineirão em 2023
- Atlético: 22 gols em 16 jogos (1,4 de média)
- América: 6 gols em 5 jogos (1,2 de média)
- Athletico-PR: 3 gols em 2 jogos (1,2 de média)
- Fluminense: 2 gols em 1 jogo (2,0 de média)
- Corinthians: 2 gols em 3 jogos (0,7 de média)
- Cruzeiro: 2 gols em 7 jogos (0,3 de média)