CRUZEIRO

Cruzeiro despenca após início animador e tem números de Z4 no Brasileiro

Cruzeiro tem três vitórias, nove empates e sete derrotas nos últimos 19 compromissos no Brasileiro (31,57% de aproveitamento)
Foto do autor
Compartilhe

O Cruzeiro teve um início animador no Campeonato Brasileiro e chegou a deixar a torcida esperançosa quanto a pretensões maiores na temporada. Contudo, o time celeste não conseguiu manter o ritmo nas rodadas seguintes, despencou na tabela e passou a ter números de equipes historicamente rebaixadas à Série B.

A Raposa está na 12ª posição, com 30 pontos (40% de aproveitamento geral). Por sua vez, o Cruzeiro chegou a ocupar a terceira colocação, na quarta rodada. Essa foi a posição mais alta do clube na Série A.

Nos primeiros seis jogos do torneio nacional, o Cruzeiro teve quatro vitórias e duas derrotas sob o comando de Pepa e empolgou grande parte dos cruzeirenses. Depois disso, o técnico português perdeu as rédeas do time e viu o desempenho coletivo dos jogadores ir por água abaixo.

O Cruzeiro conseguiu apenas três triunfos nos 19 compromissos consecutivos. Além disso, foram nove empates e sete derrotas no Brasileirão (31,57% de rendimento). Esse aproveitamento é comparado ao de clubes que caíram para a Segunda Divisão nos anos anteriores.

Preocupada com a situação, a diretoria da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), gerida por Ronaldo Fenômeno, demitiu Pepa e contratou Zé Ricardo para tentar dar ânimo ao time na reta final do torneio. Nos três compromissos à frente da equipe, o treinador carioca teve uma vitória, um empate e uma derrota.

Início animador do Cruzeiro

As primeiras semanas de trabalho de Pepa à frente do Cruzeiro deram a falsa impressão de que os mineiros brigariam por coisas maiores. Apesar do revés por 2 a 1 para o Corinthians na partida de estreia, em 16 de abril, na Neo Química Arena, em São Paulo, a equipe logo se recuperou e emplacou uma sequência de vitórias.

Pepa foi demitido do Cruzeiro no fim de agosto, após sequência de sete jogos sem vitória

O Cruzeiro bateu o Grêmio (1 a 0), no Independência, em Belo Horizonte, o Red Bull Bragantino (3 a 0), no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, e o Santos (2 a 1), no Horto, também na capital mineira. A quebra da invencibilidade só ocorreu contra o Fluminense, na 5ª rodada. Os cariocas venceram por 2 a 0, no Mineirão.

Depois do tropeço em casa para o tricolor, o Cruzeiro teve sua melhor atuação na temporada: goleou o rival América por 4 a 0, fora de casa. Os gols foram marcados pelo lateral-esquerdo Marlon e os centroavantes Henrique Dourado e Gilberto (duas vezes).

Mesmo que o início tenha deixado os torcedores bastante empolgados, Pepa conteve a euforia. Em suas entrevistas coletivas, ele adotou um discurso de pés no chão quanto à disputa na parte de cima da tabela. O planejamento da diretoria da SAF prevê que o clube termine o campeonato na 12ª posição.

Cruzeiro tem números de times do Z4

A fase ruim depois da arrancada surpreendente nas primeiras rodadas deixou o Cruzeiro vulnerável a um grande risco no Brasileiro. O clube tem aproveitamento de times que estão na zona de rebaixamento, considerando o desempenho deles nas 25 rodadas disputadas.

Com 31,57% após as seis primeiras rodadas, o Cruzeiro tem números inferiores aos de Vasco (17º lugar, com 26 pontos) e Bahia (18º, com 25). O cruzmaltino tem rendimento de 34,66%, enquanto o tricolor tem 33,33%. As estatísticas só são melhores do que as do vice-lanterna América (24%) e do último colocado Coritiba (22,66%).

Nunca um time com o aproveitamento do Cruzeiro nos últimos 19 jogos conseguiu se livrar do rebaixamento à Segunda Divisão.

Compartilhe