O Cruzeiro está perto de concretizar a contratação em definitivo do atacante Luis Fernando Santos Oliveira, mais conhecido apenas por Fernando. O jovem destaque das categorias de base celeste está emprestado à Raposa pelo Água Santa até janeiro de 2024.
Segundo apurou No Ataque, o staff do atleta de 18 anos está muito otimista quanto ao aceno positivo do Cruzeiro ao clube paulista para efetivar a compra de 50% dos direitos econômicos. Fontes ligadas à negociação ouvidas pela reportagem revelaram que o contato entre as partes será feito na próxima semana.
Os empresários de Fernando têm uma reunião agendada com Pedro Martins, diretor de futebol do Cruzeiro, logo após a final do Campeonato Mineiro Sub-20, em Belo Horizonte. O time celeste enfrentará o Coimbra, na Toca da Raposa 2, na próxima quinta-feira (12/10), às 15h, pelo jogo de volta.
Para ficar em definitivo com Fernando, o Cruzeiro terá que desembolsar R$ 650 mil. A princípio, o contrato seria válido até dezembro de 2027, podendo ser prorrogado após a data.
À reportagem, o Água Santa disse que “o Cruzeiro procurou a diretoria do clube demonstrando interesse em comprá-lo (Fernando) em definitivo, mas até o momento não houve proposta oficial”. Já a Raposa não comenta negociações em andamento.
Concorrência por Fernando
Embora o Cruzeiro esteja resguardado pelo acordo de prioridade de compra, Fernando já vem recebendo assédio de outros clubes. O No Ataque também apurou que a principal aposta das categorias de base celeste está sendo monitorada de perto por dois grandes times, sendo um da Espanha e outro de Portugal. Entretanto, os nomes das equipes são mantidos em sigilo neste momento.
O Cruzeiro espera concluir as tratativas por Fernando em dezembro deste ano. A diretoria da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) entende que o atacante tem potencial para se valorizar no mercado já no início de 2024, com a participação na 54ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, disputada entre 2 e 25 de janeiro.
Fernando pelo Cruzeiro
A principal ‘arma’ do time de Fernando Seabra chegou à base do Cruzeiro em agosto do ano passado. Inicialmente, ele foi contratado para reforçar o sub-17. Na categoria, disputou 11 jogos e marcou três gols. Depois, Fernando ‘estourou’ na idade e passou a integrar o elenco sub-20, pelo qual fez duas apresentações naquele ano.
Fernando já soma 23 gols em 39 partidas pela categoria em 2023. O último tento do camisa 11 celeste foi marcado na derrota por 2 a 1 para o Coimbra, nessa quarta-feira (4/10), em Contagem, pelo jogo de ida da final do Campeonato Mineiro Sub-20.
O jovem também tem sido ‘comparado’ a Vitor Roque – a última estrela da base do Cruzeiro que despontou para o futebol nacional. O artilheiro superou a melhor temporada do ex-atacante da Raposa em número de gols nas categorias inferiores, mas com média inferior.
Atacante é monitorado por Zé Ricardo
Embora ainda não tenha sido promovido ao profissional, Fernando já participou de alguns treinamentos com o grupo principal. A integração do jogador nas atividades foi um pedido de Pepa antes de sua demissão, no fim de agosto.
Agora, Fernando é monitorado pela comissão técnica de Zé Ricardo. O comandante do Cruzeiro se mostra empenhado em observar as novas promessas da base, assim como fez em outros grandes clubes ao longo da carreira.
Zé Ricardo já acompanhou dois jogos de Fernando ‘in loco’. Ele esteve na Toca da Raposa 2, na semana passada, e assistiu à semifinal do Mineiro contra o Atlético, além do primeiro jogo da final diante do Coimbra.