O Cruzeiro conseguiu convencer o Athletico-PR a liberar Zé Ivaldo para começar os trabalhos na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, já nesta semana. Para isso, o zagueiro de 26 anos, que já tem um pré-contrato assinado com o clube celeste, precisou rescindir o vínculo com o Furacão.
A reportagem de No Ataque apurou que Zé Ivaldo desembarcou na capital mineira nesse domingo (15/10). Agora, ele aguarda a publicação de sua rescisão no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para conhecer sua programação de treinos no Cruzeiro.
Zé Ivaldo entrou em um acordo com o Athletico-PR para receber os valores que tem direito (salários, 13º salário proporcional, férias e FGTS), exceto todo e qualquer tipo de bônus por metas. Ele estava afastado dos treinos desde agosto, quando assinou o pré-contrato com o Cruzeiro.
Embora Zé Ivaldo tenha rompido a relação com os paranaenses, ele não poderá defender o time celeste na reta final do Campeonato Brasileiro de 2023. Isso porque o atleta já atingiu o limite de sete jogos por um clube nesta edição da Série A, conforme expresso no regulamento da competição nacional.
O pré-contrato assinado pelo zagueiro com o Cruzeiro prevê vínculo entre janeiro de 2024 e dezembro de 2026.
Zé Ivaldo foi afastado no Athletico-PR
Zé Ivaldo foi afastado pelo Athletico um mês após ter assinado o pré-contrato com o Cruzeiro. A diretoria rubro-negra, que tentava ampliar o vínculo do zagueiro por mais dois anos, não ficou nada feliz com a decisão do ‘xerife’. Desde então, ele treina em separado.
Para piorar a situação do jogador no clube, ele cometeu uma gafe antes de ser oficialmente afastado. Depois da vitória rubro-negra por 2 a 0 sobre o Vasco, em São Januário, pela 16ª rodada do Brasileiro, Zé Ivaldo se confundiu e disse em entrevista que estava focado no Cruzeiro.
“A partir do ano que vem eu penso na minha nova equipe, mas até lá eu estou focado aqui no Cruzeiro e quero cumprir meu contrato bem e honrar essa camisa que me deu oportunidade e me deu tudo. Não só para mim, mas para minha família também”, disse o jogador em 23 de julho.
No mesmo dia, Zé Ivaldo havia sido expulso diante do Vasco. Assim como revelado pelo então técnico interino Wesley Carvalho, já estava combinado que o defensor forçaria um cartão naquela partida. Entretanto, o plano era que ele recebesse um terceiro amarelo, não uma expulsão direta.
A decisão, conforme explicado pelo treinador, seria para “limpar os cartões do zagueiro no Brasileiro”, uma vez que ele não jogaria, de qualquer forma, contra o Cruzeiro. Sem Zé Ivaldo em campo, as equipes se enfrentaram na rodada seguinte e empataram por 3 a 3, na Ligga Arena, em Curitiba.
Retorno ao Cruzeiro
Zé Ivaldo vestiu a camisa do Cruzeiro em 33 partidas na temporada passada. Ele marcou um gol – na vitória celeste por 4 a 1 sobre a Ponte Preta, pela 32ª rodada da Série B – e contribuiu com três assistências.
Titular absoluto no time campeão da Segunda Divisão, o atleta fazia parte de uma trinca de defensores no esquema tático do técnico Paulo Pezzolano. Ele também ajudou a equipe a ter a defesa menos vazada da competição, com 26 gols sofridos. O zagueiro retornou ao Athletico-PR após o fim de seu empréstimo, em dezembro de 2022.
Para ficar com Zé Ivaldo naquela oportunidade, o Cruzeiro precisaria desembolsar uma quantia que foi considerada alta pela Sociedade Anônima do Futebol (SAF).