CAMPEONATO BRASILEIRO

Técnico do Atlético, Felipão já salvou Cruzeiro de rebaixamento à Série C

À frente do Atlético desde junho, Felipão reencontrará o Cruzeiro neste domingo; técnico já impediu rebaixamento da Raposa à Série C

Compartilhe
google-news-logo

Felipão é um técnico que acumula passagens por grandes clubes brasileiros. Na maior parte carreira, ele esteve à frente de times competitivos, que brigavam por títulos. Um dos trabalhos mais marcantes, porém, foi em 2020, quando livrou o Cruzeiro do rebaixamento à Série C do Campeonato Brasileiro.

Treinador do Atlético desde junho, Luiz Felipe Scolari reencontrará a Raposa pela primeira vez neste domingo (22/10), em clássico pelo Brasileirão. A partida da 28ª rodada será disputada a partir das 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte.


Sétimo colocado da competição, o Galo tem 43 pontos – 12 vitórias, sete empates e oito derrotas. Já o Cruzeiro está na 15ª posição, com 31. O time celeste venceu sete vezes, empatou dez e perdeu outras dez até aqui.

Se tropeçar diante do Atlético, o Cruzeiro pode terminar o fim de semana dentro da zona de rebaixamento. A Raposa está a um ponto do Z4.

Trajetória de Felipão no Cruzeiro

Mesmo não sendo ídolo no Cruzeiro como é em outros clubes, como Grêmio e Palmeiras, Felipão é um conhecido de longa data da torcida celeste. Sua primeira passagem foi entre 2000 e 2001, quando levou a equipe à conquista inédita da Copa Sul-Minas. Foram 75 jogos nesse período, que terminou com a ida do técnico para a Seleção Brasileira.

O retorno à Toca da Raposa ocorreu em outubro de 2020, quando o Cruzeiro disputava a primeira de três difíceis temporadas na Série B. A decisão de aceitar o convite da diretoria estrelada foi considerada bastante arriscada, porque na época o clube vivia um cenário de crise esportiva e financeira. Para piorar a situação, o mundo ainda lidava com a trágica pandemia de COVID-19.

A missão de Felipão nessa segunda passagem era afastar o Cruzeiro do Z4 e impedir um possível rebaixamento à Série C. Àquela altura, a esperança de um retorno para a elite do futebol brasileiro estava quase acabando, pois o time fazia campanha bem fraca na Segunda Divisão.

Scolari assumiu o Cruzeiro na 17ª rodada, quando a equipe estava na 19ª colocação, com 13 pontos. Ele comandou a Raposa até o penúltimo jogo do campeonato, quando deixou o clube por causa em comum acordo com a diretoria. A saída foi motivada pelos atrasos salariais e falta de perspectiva financeira para a temporada seguinte.

O retrospecto de Felipão nessas 21 partidas foi de nove vitórias, oito empates e quatro derrotas – 55,6% de aproveitamento. Se a Raposa tivesse desempenho similar desde o início do Brasileirão, teria somado 63 pontos. A pontuação só não garantiria o acesso porque o Cruzeiro começou a competição com -6 de pontuação devido a uma punição da Fifa.

Números de Felipão no Atlético

A trajetória de Felipão no Atlético começou em meio às dificuldades. O primeiro triunfo da equipe sob o comando do técnico veio somente em seu décimo jogo. Agora, ele tem sete vitórias, seis empates e sete derrotas em 20 partidas à frente do Galo – 45% de aproveitamento.

Compartilhe
google-news-logo