A vitória do Cruzeiro sobre o Atlético por 1 a 0, nesse domingo (22/10), no primeiro clássico disputado na Arena MRV, tem semelhanças com a histórica goleada celeste sobre o Galo, por 6 a 1, no dia 4 de dezembro de 2011, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas? Para André Rizek, apresentador e comentarista dos canais SporTV, a resposta é sim, e são muitas apesar da diferença no placar.
Em um vídeo publicado pelo site ge.globo, nesta segunda-feira (23/10), o jornalista explicou as semelhanças entre as duas vitórias do Cruzeiro sobre o Atlético no Campeonato Brasileiro.
“O que aconteceu ontem [domingo], em Belo Horizonte, é uma espécie de reedição daquele 4 dezembro de 2011. Cruzeiro 6, Galo 1. Era a última rodada do Brasileiro, o Galo já tinha escapado do rebaixamento, e o Cruzeiro precisava ganhar o jogo para escapar da Série B. Ele nunca tinha caído até então”, iniciou André Rizek.
“O atleticano, aliás, todo atleticano naquele dia só esperava uma coisa: vitória do Galo, Cruzeiro rumo à Série B e muita alegria do lado alvinegro. Deu tudo errado para o Galo! O Cruzeiro aplicou a maior goleada da história do confronto, e a zoeira eterna por causa daquele dia. Voltou a acontecer ontem [domingo]. Todo atleticano esperava do seu time, no primeiro clássico do estádio, uma vitória do Galo. E com a vitória do Galo um desespero ainda maior do Cruzeiro brigando contra a degola. E acontece algo muito semelhante àquele 6 a 1 de 2011”, continuou.
O jornalista do SporTV ainda ressaltou que a vitória do Cruzeiro neste ano, apesar do placar magro, com gol contra do zagueiro Jemerson, pode representar para o clube celeste uma “goleada” diante do rival devido às diferenças entre os elencos dos dois times.
“O placar foi de 1 a 0 só, mas é um 1 a 0 gigante. Naquele ano [2011] os times tinham mais ou menos o mesmo nível. Dessa vez, a gente tá falando de times muito diferentes. De um Galo que tem Hulk e Paulinho, que tá em outra prateleira, e de um Cruzeiro que é extremamente modesto, um dos mais modestos da história do Cruzeiro na Série A. [Essa vitória] Por anos será lembrada pelo lado do Cruzeiro”, ressaltou.
O 6 a 1 é a vitória mais elástica do Cruzeiro sobre o Atlético no retrospecto dos clássicos. Entretanto, a maior goleada da história do confronto não é a mencionado por André Rizek. De fato, o maior placar registrado é o 9 a 2, de 1927, quando o Atlético goleou o Palestra Itália.