Chegou a hora de o Cruzeiro provar que a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético, nesse domingo (22/10), não foi apenas um golpe de sorte. A Raposa enfrenta o Bahia nesta quarta-feira, a partir das 20h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
O clima do jogo é de decisão. As duas equipes ocupam a parte de baixo da tabela e buscam se afastar da zona de rebaixamento. Para o Cruzeiro, o duelo representa mais do que apenas sobrevivência. É uma questão de honra. O time precisa resgatar a confiança no Mineirão, onde não venceu nenhuma partida em 2023.
Cruzeiro x Bahia: situações no Campeonato Brasileiro
Bahia e Cruzeiro estão empatados com 34 pontos. Por terem vencido mais vezes, os visitantes se encontram em 13º lugar no Brasileirão, com uma posição de vantagem para o time da casa. O número de vitórias é o critério primário de desempate na competição.
O Esquadrão de Aço chega ao Mineirão ‘embalado’ pelo retrospecto nas últimas rodadas. A equipe treinada por Rogério Ceni vem de três triunfos consecutivos.
Do lado celeste, o discurso é de renovação de ânimos. O Cruzeiro chega ao confronto motivado pela vitória diante do Atlético, no primeiro clássico da história da Arena MRV, a nova casa do arquirrival.
No primeiro turno, Tricolor e Raposa empataram por 2 a 2 na Fonte Nova, em Salvador. Gols de Kayky e Arthur Sales para o Bahia, e Wesley e Bruno Rodrigues para o Cruzeiro.
Cruzeiro x Bahia: onde assistir
A transmissão de Cruzeiro x Bahia será exclusiva para assinantes dos serviços Premiere FC (pay-per-view) e Globoplay (streaming).
Cruzeiro x Bahia: prováveis escalações
Devido à rodada de fim de semana, Cruzeiro e Bahia tiveram poucos dias de preparação até o embate no Mineirão. Apesar disso, a partida tem cenário positivo, pois praticamente não há desfalques.
Provável escalação do Cruzeiro
O Cruzeiro terá praticamente força máxima diante do Tricolor de Aço. Apenas Kaiki ficou de fora da lista de relacionados para este compromisso. O lateral-esquerdo, que foi titular contra o Atlético, na Arena MRV, no último domingo (22/10), lesionou o músculo posterior da coxa esquerda. Contudo, já iniciou o tratamento conservador na Toca da Raposa 2.
Já as novidades ficam por conta da volta de três jogadores à lista de relacionados. O lateral-direito Helibelton Palacios, o lateral-esquerdo Marlon e o atacante Wesley retornam após cumprirem suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Sendo assim, o técnico Zé Ricardo deve fazer duas mudanças na equipe: Marlon retoma a vaga na ala esquerda, enquanto Wesley luta para tomar o lugar de Arthur Gomes no sistema ofensivo.
- Provável time do Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Neris e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado, Lucas Silva e Matheus Pereira; Bruno Rodrigues e Wesley
- Desfalques: Kaiki (lesão na coxa esquerda), Rafael Bilu (ruptura do tendão de Aquiles) e Ramiro (ruptura de tendões do joelho esquerdo)
- Pendurados: Neris, Arthur Gomes e Rafael Elias
Provável escalação do Bahia
A preparação do Bahia para encarar o Cruzeiro terminou nessa terça-feira. O treino na Cidade Tricolor, em Salvador, praticamente definiu qual será a escalação do técnico Rogério Ceni.
O ex-treinador celeste terá todo o elenco tricolor à disposição para o confronto direto. Isso porque o zagueiro Vitor Hugo, recuperado de corte no rosto, e o volante Rezende, que cumpriu suspensão na última rodada, foram relacionados.
- Provável time do Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cândido; Rezende, Yago Felipe, Thaciano e Cauly; Biel e Everaldo
- Desfalques: nenhum
- Pendurados: Acevedo, Matheus Bahia, Gabriel Xavier, Gilberto, Ademir e Vinícius Mingotti
Cruzeiro x Bahia: personagens
Nikão, meia do Cruzeiro: “Estamos bem e renovados, pois acreditamos muito que venceríamos (na Arena MRV). Agora é pézinho no chão. A gente tem um adversário muito difícil que vem de três triunfos. Precisamos descansar ao máximo para fazer, na quarta-feira (25/10), um grande jogo.”
Acevedo, volante do Bahia: “A equipe está muito confiante. Estamos unidos, alegres e treinando bem. Vamos com toda a vontade para ganhar. Estamos com o pensamento positivo, e vamos buscar mais um triunfo, seriam quatro consecutivos e é muito importante. Estamos muito focados para fazer o melhor trabalho.”
Cruzeiro x Bahia: arbitragem
- Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
- Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (Fifa/RS)