CRUZEIRO

Cruzeiro: candidato apoiado por Ronaldo é eleito presidente da associação

Apoiado por Ronaldo Fenômeno, Lidson Potsch superou Ronaldo Granata por 234 votos a 178 na eleição da associação civil do Cruzeiro
Foto do autor
Compartilhe

O médico Lidson Faria Potsch Magalhães será o presidente da associação civil do Cruzeiro no triênio 2024/2025/2026. Apoiado por Ronaldo Nazário, gestor da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste, o pediatra superou o empresário Ronaldo Granata por 234 votos a 178 – além de seis votos nulos -, em eleição realizada nesta quinta-feira (26/10), no salão nobre do Parque Esportivo do Barro Preto, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

O engenheiro Clemenceau Chiabi e Waldeyr Estevão – servidor público federal e ex-diretor da Sede Campestre – serão, respectivamente, primeiro e segundo vice-presidentes. Juntos, integravam a chapa “Cruzeiro Consciente”. Eles tomarão posse em 31 de dezembro.

A participação dos conselheiros (beneméritos, natos e efetivos) no pleito foi positiva. Dos 479 integrantes com direito a voto, 418 compareceram ao parque esportivo, ou seja, a eleição teve cerca de 12,7% de ausência. Os votantes têm mandatos em vigor até dezembro de 2023.

Vencedor do pleito, Lidson é conselheiro nato há 30 anos e foi vice-presidente nos dois mandatos de Sérgio Santos Rodrigues, que deixará o cargo em janeiro de 2024. Ele também já acumulou outras funções no Cruzeiro: vice-presidente do Conselho Deliberativo e vice-presidente médico.

O principal desafio do presidente eleito será manter a ‘casa em ordem’. A associação civil tem 10% de participação da SAF cruzeirense, mas sem controle sobre o dinheiro para o pagamento da recuperação judicial do clube.

Forte apoio da atual diretoria

Desde que foi lançado por Sérgio Rodrigues como candidato da situação, Lidson Potsch recebeu apoio de outras grandes lideranças da Raposa. A começar pelo empresário Pedro Lourenço, principal parceiro comercial do clube nos últimos anos.

A vitória de Lidson também era do interesse de Ronaldo. O Fenômeno havia manifestado apoio ao candidato antes da goleada celeste por 3 a 0 sobre o Bahia, nessa quarta-feira (25/10), no Mineirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Ronaldo Fenômeno e Pedro Lourenço apoiaram Lidson na corrida presidencial

“Espero que amanhã o Cruzeiro tenha uma eleição tranquila com vitória da chapa Cruzeiro Consciente. É muito importante que o Cruzeiro Esporte Clube esteja nas mãos de pessoas competentes como Lidson. Todos sabem da idoneidade, seriedade e de sua persistência à frente da gestão dos clubes sociais e Associação. É uma pessoa do bem, abnegada e responsável”, iniciou.

Além de confirmar apoio a Lidson, o gestor da SAF criticou gestões anteriores: “A instituição não pode ser vítima novamente de gestões que quase acabaram com o clube. Depois de tanto sacrifício, o Cruzeiro sobreviveu e ainda tem um grande caminho a percorrer, para a resolução total de seus problemas”, concluiu.

Chapa de Ronaldo Granata

O empresário Ronaldo Granata encabeçou a chapa “De Palestra a Cruzeiro”. Ao lado dele estavam também Antônio Carlos Cruvinel, desembargador, e Nagib Simões, ex-presidente do Conselho Deliberativo.

Granata foi vice-presidente na gestão de Wagner Pires de Sá, entre 2018 e 2019. Contudo, renunciou ao cargo juntamente com o então presidente e Hermínio Lemos, primeiro vice-presidente, após o rebaixamento do Cruzeiro à Série B.

O ex-dirigente tentou retornar à política do clube em maio de 2020, quando concorreu com a chapa “Cruzeiro Primeiro”, mas foi derrotado por Sérgio Rodrigues.

Na eleição deste ano, Granata recebeu apoio da família Perrella, composta pelos irmãos Zezé e Alvimar de Oliveira Costa. O candidato representa oposição para Ronaldo Fenômeno.

Compartilhe