CRUZEIRO

Cruzeiro terá cinco confrontos diretos em mês decisivo no Brasileiro

Cruzeiro será colocado à prova em sete confrontos em novembro, sendo cinco contra adversários diretos no Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

O elenco do Cruzeiro se reapresentou nessa quinta-feira (26/10), na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, e deu início à preparação para os compromissos decisivos que terá em novembro. Embalado por duas vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro, o time celeste será colocado à prova em sete confrontos neste mês, sendo cinco contra adversários diretos na briga para fugir da parte de baixo da tabela.

Os três pontos somados com a goleada por 3 a 0 sobre o Bahia, nessa quarta-feira (25/10), no Mineirão, pela 29ª rodada, deixou o Cruzeiro um pouco mais confortável na Série A. A equipe comandada por Zé Ricardo chegou aos 37 pontos e subiu para a 13ª posição, voltando à zona de classificação à Copa Sul-Americana de 2024.

A vitória sobre o adversário baiano, contudo, já é página virada para o Cruzeiro. O time mineiro foca em seu próximo desafio na temporada. A Raposa voltaria a campo neste fim de semana para medir forças com o Fortaleza, no Castelão, pela 30ª rodada, mas o duelo foi adiado. Isso porque os cearenses disputarão a final da Sul-Americana contra a LDU, do Equador, neste sábado (28/10), às 17h, no Uruguai.

Sendo assim, o Cruzeiro concentra suas atenções para o compromisso contra o São Paulo, pela 31ª rodada. Zé Ricardo terá uma semana para preparar o time que entrará em campo na quinta-feira (2/9), às 20h, no Morumbi, na primeira partida da maratona decisiva.

Sequência de ‘decisões’

Além do São Paulo, o Cruzeiro enfrentará quatro adversários diretos, de forma consecutiva, na briga para fugir da parte de baixo da tabela. Os rivais são Internacional, Vasco, Coritiba, e Goiás.

Campeão da Copa do Brasil desta temporada e já garantido na Copa Libertadores de 2024, o São Paulo tem enfrentado problemas para embalar no Brasileirão. O tricolor estagnou no meio da tabela – é o décimo colocado, com 38 pontos.

Já o Internacional tem passado por grande oscilação na competição. Os gaúchos estão na 11ª posição, com 38. A pontuação é bem superior à do Vasco, que está na zona do rebaixamento (18º, com 30).

Os dois últimos rivais do Cruzeiro nessa sequência decisiva também estão desesperados para fugir do Z4, mas têm níveis distintos de dificuldades. O Coritiba é o 19º colocado, com 20 pontos, e dificilmente conseguirá escapar da queda para a Série B. O Goiás também voltou para a zona da degola: 17º, com 31.

Elenco à disposição

Zé Ricardo terá quase todo o elenco à disposição para a reta final do Brasileirão, já que apenas quatro jogadores estão entregues ao departamento médico. O volante Ramiro (lesão no joelho direito) e o atacante Rafael Bilu (lesão no tendão de Aquiles da perna esquerda) estão fora há mais tempo e não devem voltar ao time neste ano.

As contusões mais recentes foram sofridas por Kaiki e Mateus Vital. O lateral-esquerdo teve constatada lesão no músculo posterior da coxa esquerda após o clássico contra o Atlético, enquanto o meio-campista alegou lombalgia aguda antes do jogo diante do Bahia. Esses atletas, por sua vez, devem retornar à equipe ainda em novembro.

Jogos do Cruzeiro pelo Brasileiro em novembro

  • São Paulo x Cruzeiro – Morumbi, quinta-feira (2/11), às 20h, pela 31ª rodada
  • Cruzeiro x Internacional – Mineirão, domingo (5/11), às 16h, pela 32ª rodada
  • Cruzeiro x Vasco – Independência, quarta-feira (8/11), às 20h, pela 33ª rodada
  • Coritiba x Cruzeiro – Vila Capanema, sábado (11/11), às 16h, pela 34ª rodada
  • Goiás x Cruzeiro – Serrinha, a definir, pela 35ª rodada
  • Cruzeiro x Athletico-PR – Mineirão, a definir, pela 36ª rodada
  • Botafogo x Cruzeiro – Engenhão, a definir, pela 37ª rodada
Compartilhe