CRUZEIRO

Sem estrelas, defesa do Cruzeiro funciona e mostra força em momento decisivo

Raposa é o terceiro time que menos levou gols (24 no total) no Campeonato Brasileiro, ao lado do Palmeiras, atrás de Botafogo (18) e Atlético (23)
Foto do autor
Compartilhe

Quando o Cruzeiro enfrentou o momento mais difícil da temporada, o sistema defensivo funcionou e deu fôlego ao time na disputa pela permanência na elite do futebol nacional.

Nos dois últimos jogos do Campeonato Brasileiro – vitórias sobre Atlético (1 a 0) e Bahia (3 a 0) -, o Cruzeiro não levou gol e arrancou triunfos importantes.

O time celeste estava em situação delicada, a um ponto da zona de rebaixamento. Com as vitórias, o Cruzeiro foi a 37 pontos e se distanciou do Z4 – agora são seis pontos para o Goiás, que abre a zona de rebaixamento.

Em todo o Campeonato Brasileiro, o sistema defensivo do Cruzeiro mostrou eficiência. Prova disso é que a Raposa é o terceiro time que menos levou gols (24 no total) na competição, ao lado do Palmeiras, atrás de Botafogo (18) e Atlético (23).

Sem estrelas

Todo sistema defensivo do Cruzeiro é formado por jogadores pouco badalados. O goleiro Rafael Cabral, antes de acertar com a Raposa, era reserva do Reading, da Inglaterra. Apesar de ainda sofrer críticas, conseguiu se firmar na meta celeste e é um dos líderes do elenco.

Já o lateral-direito William chegou ao clube depois de ficar quase dois anos sem entrar em campo por causa de uma grave lesão no joelho direito. Ele foi um dos destaques dos últimos jogos do Cruzeiro – foi dele o cruzamento para o gol contra de Jemerson no clássico.

Na zaga, Luciano Castán havia passado por clubes médios do Brasil (Paraná, CSA, Coritiba, Guarani) e Neris estava no futebol da Arábia Saudita, antes do grande investimento feito no país. Hoje, a dupla ainda oscila, mas passa segurança.

Na lateral-esquerda, Marlon assinou com o Cruzeiro depois de deixar o Ankaragücü, da Turquia. Aposta de sucesso, ele é um dos destaques do time na temporada.

Trio de volantes do Cruzeiro, Lucas Silva, Matheus Jussa e Filipe Machado dão suporte à defesa e auxiliam no ataque. Os três chegaram ao clube sem grande investimento.

Melhores defesas do Campeonato Brasileiro

  • Botafogo – 18 gols sofridos
  • Atlético – 23
  • Cruzeiro e Palmeiras – 24
  • Bragantino – 26
  • Fortaleza – 29
Compartilhe