O Cruzeiro entrou em campo nesta quinta-feira (2/11) pressionado pelos resultados da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro e não conseguiu um bom resultado diante do São Paulo. O time celeste até jogou bem no segundo tempo, mas desperdiçou muitas chances claras, sofreu um gol na reta final e perdeu por 1 a 0, no Morumbi. O resultado aumentou ainda mais a tensão em relação à proximidade do Z4.
Com o resultado negativo, a Raposa também não conseguiu por fim em um jejum incômodo contra os tricolores. O clube celeste não vence na casa do adversário pelo Brasileirão há uma década. O último resultado positivo foi em 20 de julho de 2013, quando goleou por 3 a 0, pela oitava rodada, com show de Luan.
Em campo, o que se viu foi milagres feitos pelo goleiro Rafael Cabral para manter a meta cruzeirense intacta no primeiro tempo. Na etapa final, o Cruzeiro desperdiçou muitas chances claras de gol, mas vacilou na defesa e sofreu gol no fim. Aos 38 minutos, Luciano balançou a rede e garantiu a vitória para o São Paulo.
Cruzeiro e São Paulo na tabela
Com a derrota, o Cruzeiro permaneceu com 37 pontos e viu a pressão para os times da zona do rebaixamento aumentar com os resultados da rodada. O clube celeste está na 16ª posição, com três a mais que o Vasco (17º colocado).
A Raposa ainda tem um jogo a menos em relação aos demais rivais que estão brigando na parte de baixo da tabela. O duelo contra o Fortaleza, no Castelão, pela 30ª rodada, precisou ser adiado em virtude da final da Copa Sul-Americana. Os adversários se enfrentarão no dia 18 deste mês.
Já o São Paulo chegou aos 42 pontos e saltou para a 10ª posição, antes ocupada pelo Cuiabá. Os paulistas estão bem próximos de garantir a permanência na elite nacional.
Próximos compromissos
O Cruzeiro volta a campo neste domingo (5/11), às 16h, para medir forças com o Internacional em confronto direto. As equipes se enfrentarão no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 32ª rodada. Mais de 30 mil ingressos já foram vendidos para o confronto de caráter decisivo.
Por sua vez, o São Paulo descansará no fim de semana. O Tricolor só entrará em campo na próxima quarta-feira (8/11), às 20h, contra o Bragantino, na Vila Belmiro. O time de Dorival Júnior não poderá atuar no Morumbi, já que o estádio receberá o show da banda Red Hot Chilli Peppers no dia 10 deste mês.
Rafael Cabral salva o Cruzeiro no primeiro tempo
O bom desempenho do Cruzeiro nos últimos dois jogos – vitórias contra Atlético (1 a 0) e Bahia (3 a 0) – não foi repetido no primeiro tempo contra o São Paulo. Os comandados do técnico Zé Ricardo até começaram bem a partida, mas erraram muitos passes em transição e quase foram para o vestiário em desvantagem no intervalo.
O time abriu mão da posse de bola (60% contra 40%) e apostou nos contra-ataques, principalmente com Bruno Rodrigues pela direita. Porém, faltava a presença de um homem de área para finalizar. Foram poucas oportunidades claras de gol do lado mineiro.
A grande chance da Raposa foi com Filipe Machado, logo no primeiro minuto. O volante chutou forte de fora da área, mas a bola desviou em Wellington, que estava em cima da linha, e foi para fora. De quase herói, o jogador celeste por pouco não se tornou vilão.
Machado falhou ao dar um passe e armou um contra-ataque para o São Paulo. James Rodríguez aproveitou a bobeada do defensor, partiu em velocidade e entregou para David, que chutou em cima da marcação. No rebote, o atacante mandou no cantinho direito de Rafael Cabral. O goleiro do Cruzeiro se esticou todo e evitou o primeiro tento dos mandantes.
O Cruzeiro também se safou de outra bobeada aos 36 minutos, quando o Tricolor Paulista teve um gol anulado por impedimento. Wellington Rato cruzou para David, que cabeceou no canto e obrigou Cabral a fazer outro milagre. Na bola rebatida, Alisson mandou para o fundo da rede. Contudo, o VAR indicou irregularidade no lance. O volante são-paulino estava poucos centímetros à frente de Neris.
Raposa desperdiça muitas chances e sofre gol no fim
O Cruzeiro teve, pelo menos, duas oportunidades para balançar a rede nos primeiros minutos da etapa final. A primeira delas veio com William, aos 2’. O lateral-direito acertou belo chute cruzado, mas parou em grande defesa de Rafael. Na sobra do arremate de fora da área, Matheus Jussa ajeitou e finalizou com desvio, e o goleiro pegou mais uma.
Rafael, que havia brilhado duas vezes na meta do São Paulo, quase fez uma lambança no lance seguinte. Ele recebeu dentro da área e tentou dar um passe para o lado direito, mas pegou errado na bola e passou perto de fazer gol contra.
Em busca da vitória, Zé Ricardo mexeu no time para dar um novo gás. E foram dos pés de dois jogadores que saíram do banco de reservas que o Cruzeiro quase marcou. Livre dentro da área, Rafael Elias encheu o pé e carimbou o travessão. Na sequência, Mateus Vital pegou de primeira e mandou para fora.
As chances perdidas custaram caro para o Cruzeiro no fim. Aos 38′, Alisson cruzou na medida certa para Luciano cabecear no canto esquerdo de Cabral. O atacante foi consciente para a jogada e deslocou o goleiro com precisão: 1 a 0.
A Raposa ‘vendeu caro’ o resultado no Morumbi e viu a pressão contra o rebaixamento aumentar ainda mais, apesar de ter um jogo a menos.
SÃO PAULO 1 X 0 CRUZEIRO
São Paulo
Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Alisson, Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Michel Araújo, aos 11 min do 2ºT) e James Rodriguez (Luciano, aos 11 min do 2ºT); David (Erison, aos 11 min do 2ºT) e Wellington Rato (Juan, aos 35 min do 2ºT). Técnico: Dorival Júnior
Cruzeiro
Rafael Cabral; William (Helibelton Palacios, aos 33 min do 2ºT), Luciano Castán, Neris e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado (Robert, aos 43 min do 2ºT), Lucas Silva (Wesley, aos 33 min do 2ºT) e Matheus Pereira (Mateus Vital, aos 33 min do 2ºT); Arthur Gomes (Rafael Elias, aos 25 min do 2ºT) e Bruno Rodrigues. Técnico: Zé Ricardo
- Gol: Luciano, aos 38 min do 2ºT (São Paulo)
- Cartões amarelos: Beraldo (São Paulo); William e Rafael Elias (Cruzeiro)
- Cartão vermelho: Anderson, no banco de reservas (Cruzeiro)
- Motivo: 31ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data: 2 de novembro de 2023
- Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
- Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
- Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Leonardo Carvalho Rocha (GO)
- VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa/RJ)