De ânimo revigorado por causa das vitórias consecutivas sobre Atlético e Bahia, o Cruzeiro chega à 31ª rodada do Campeonato Brasileiro com a missão de derrubar um carrasco histórico. Adversário da vez, o São Paulo venceu 20 dos 39 embates que teve com a Raposa na capital paulista em toda história.
O confronto desta quinta-feira (2/11) será disputado a partir das 20h, no Morumbi. Campeão da Copa do Brasil e com vaga garantida na próxima Copa Libertadores, o Tricolor joga a reta final da Série A sem grandes preocupações. Situação diferente da do Cruzeiro, que quer se afastar ainda mais da zona de rebaixamento e garantir a classificação para a Copa Sul-Americana de 2024.
São Paulo x Cruzeiro: situações na tabela
Mesmo com tropeços e atuações irregulares nas últimas semanas, o São Paulo conseguiu se manter em posição estável no Brasileirão. A equipe treinada por Dorival Júnior está em 12º lugar na tabela, com 39 pontos. O retrospecto tricolor é de dez vitórias, nove empates e onze derrotas.
Já o Cruzeiro está na 16ª colocação do Brasileirão, com 37 pontos. A Raposa venceu nove vezes, empatou dez e perdeu outras dez ao longo das 29 partidas que disputou. Os mineiros têm um jogo a menos porque o duelo com o Fortaleza, pela 30ª rodada, foi adiado pela CBF.
São Paulo x Cruzeiro: onde assistir
A partida entre São Paulo e Cruzeiro será transmitida por SporTV (TV fechada), Premiere (pay-per-view e streaming) e Globoplay (streaming).
São Paulo x Cruzeiro: prováveis escalações
Com poucos atletas no departamento médico, o Cruzeiro tem o time inteiro das últimas rodadas disponível para o jogo. O mesmo não pode ser dito do São Paulo, que perdeu seus dois jogadores principais jogadores após o título da Copa do Brasil.
São Paulo
Uma notícia boa para os são-paulinos é o retorno do zagueiro Robert Arboleda, que não vinha atuando desde setembro devido a estiramento no músculo posterior da coxa esquerda. Ele irá compor o sistema defensivo central ao lado de Beraldo.
Dorival Júnior não poderá contar com Calleri e Lucas Moura, que integram o departamento médico tricolor. Estrelas do São Paulo os atacantes são desfalques certos contra o Cruzeiro. O meia Alisson, que havia preocupado durante a semana, voltou a treinar e é esperado diante da equipe que o revelou.
- Provável: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Michel Araújo (Alisson), Rodrigo Nestor e James Rodríguez (Wellington Rato); Luciano e Erison.
- Desfalques: Calleri (artroscopia no tornozelo direito), Lucas Moura (estiramento no músculo posterior da coxa esquerda), Galoppo (ruptura nos ligamentos do joelho esquerdo) e Marcos Paulo (ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo)
Cruzeiro
Zé Ricardo tem quase todas as principais peças do Cruzeiro à disposição nesta rodada. A exceção é o meia Nikão, desfalque na partida contra o São Paulo por causa de uma cláusula contratual. O clube paulista é detentor do passe do camisa 10, que está emprestado à Raposa desde o início da temporada.
Se sai um meia, outro retorna ao time. Recuperado de lombalgia aguda, Mateus Vital voltou a ser relacionado depois ficar de fora da vitória por 3 a 0 sobre o Bahia, na semana passada. Ele deve iniciar a partida diante do São Paulo no banco de reservas.
O Cruzeiro pode repetir os mesmos 11 iniciais do confronto com o Esquadrão de Aço. Caso não haja nenhum problema repentino no elenco, a tendência é que Zé Ricardo volte a escalar a equipe em um 4-3-3 com três meio-campistas defensivos, dois atacantes nas abertos e um homem centralizado.
A única possível mudança é no setor ofensivo. Rafael Elias se recuperou de lesão nos ligamentos do joelho esquerdo e voltou a ser opção no Cruzeiro, que ficou estava sem centroavantes de ofício após o afastamento de Gilberto. Em entrevista após a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético, em 22 de outubro, Zé Ricardo falou que o camisa 40 pode ganhar novas chances como titular na reta final do campeonato.
- Provável escalação: Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Neris e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado e Lucas Silva; Matheus Pereira, Arthur Gomes (Rafael Elias) e Bruno Rodrigues
- Desfalques: Nikão (contrato), Rafael Bilu (cirurgia no tendão de Aquiles) e Ramiro (ruptura de ligamentos do joelho direito)
São Paulo x Cruzeiro: personagens
Dorival Júnior, técnico do São Paulo: “De modo geral, não temos uma divisão de uma partida para outra. Se o jogador faz uma boa apresentação, não quer dizer que ele será titular na próxima. Se o jogador faz uma partida mediana ou ruim, isso também não quer dizer que ele sairá do time no próximo jogo. Acredito que deram uma ótima resposta, e é isso que nós queremos. Queremos um grupo que esteja sempre atento e ligado para jogar a qualquer momento que seja necessário.”
Arthur Gomes, atacante do Cruzeiro: “Está sendo uma semana intensa de treinamentos, estamos nos preparando bem para encarar o São Paulo na casa deles. É um grande adversário e sabemos que temos que entrar muito concentrados para o jogo para seguir nesta sequência de vitórias que é muito importante para a gente. É importante a gente sempre vencer, porque a confiança aumenta e as coisas ficam mais tranquilas em volta do clube e dentro do vestiário. Independentemente do momento nosso, o vestiário está sempre tranquilo, mas isso é bom para que a gente possa demonstrar o nosso valor e trabalho.”
São Paulo x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
- Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Leonardo Carvalho Rocha (GO)
- Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa/RJ)