Começar o primeiro tempo em desvantagem no placar complica a vida da maioria das equipes, mas não significa que não possa ocorrer ainda uma virada durante a partida. A menos que esse time seja o Cruzeiro de 2023, que não conseguiu esse feito em nenhuma oportunidade na temporada. A Raposa perdeu por 2 a 1 para o Internacional, neste domingo (5/11), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, e ampliou essa sina.
O resultado negativo também expôs um problema crônico do Cruzeiro nos últimos jogos. A equipe vem sofrendo com a falta de um centroavante de ofício para completar as jogadas de cruzamento. Zé Ricardo insistiu em Bruno Rodrigues como ‘falso nove’ – posição na qual ele não se sente confortável – e não deu certo novamente. Sem Rafael Papagaio (suspenso) à disposição, o treinador também optou por deixar o jovem Fernando de fora do ‘confronto de seis pontos’.
Em campo, o que se viu foi um time abalado após os gols sofridos, com duas falhas de marcação, e sem força para virar a partida. O Inter, por sua vez, balançou as redes com Maurício, aos 13 minutos da etapa inicial, e Wanderson, aos 7′ do segundo tempo. O atacante Bruno Rodrigues até descontou, de pênalti, nos acréscimos.
Cruzeiro e Internacional na tabela
Com a derrota, o Cruzeiro permaneceu com 37 pontos, na 16ª posição, e pode até entrar na zona de rebaixamento à Série B nesta rodada. O clube estrelado pode ser ultrapassado pelo Vasco (17º, com 34), que entrará em campo nesta segunda-feira (6/11), às 19h, contra o Botafogo, em São Januário, no Rio de Janeiro.
O time celeste ainda tem um jogo a menos em relação aos demais rivais que estão brigando na parte de baixo da tabela. O duelo contra o Fortaleza, no Castelão, pela 30ª rodada, precisou ser adiado em virtude da final da Copa Sul-Americana. Os adversários se enfrentarão no dia 18 deste mês.
Já o Internacional chegou aos 42 pontos e saltou para a 11ª posição, antes ocupada pelo Cuiabá. Os gaúchos estão bem próximos de garantir a permanência na elite nacional.
Próximos compromissos
O Cruzeiro voltaria a campo nesta quarta-feira (8/11) para medir forças com o Vasco, novamente no Mineirão, pela 33ª rodada, mas o duelo foi adiado. Isso porque, na mesma data, o Gigante da Pampulha receberá o show do cantor Roger Waters, um dos fundadores da lendária banda britânica Pink Floyd.
A diretoria celeste ainda tentou levar a partida com caráter decisivo para o Independência, também na capital mineira, mas não conseguiu. O América, dono do estádio, enfrentará o Coritiba no mesmo dia, no Horto, às 19h.
Sendo assim, a Raposa concentra suas atenções para o compromisso contra o Coritiba, pela 34ª rodada. O técnico Zé Ricardo terá seis dias para preparar o time que entrará em campo no sábado (11/11), às 16h, na Vila Capanema, em Curitiba.
Por sua vez, o Internacional foca no duelo contra o Fluminense, atual campeão da Copa Libertadores. Os times medirão forças nesta quarta-feira, às 19h, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 33ª rodada.
O JOGO
Cruzeiro sofre com ‘Lei do Ex’ no primeiro tempo
O que parecia ser mais um início de jogo promissor do Cruzeiro terminou com um cenário completamente inverso. Zé Ricardo repetiu a mesma escalação das últimas duas partidas, mas a equipe mostrou falta de conexão entre os setores de defesa e ataque.
Só deu Cruzeiro nos primeiros minutos. O time mineiro sufocou a saída de bola e encurralou o Internacional no campo defensivo. Aos 3’, o atacante Bruno Rodrigues quase abriu o placar após passe do armador Matheus Pereira. Ele chutou firme no canto direito do goleiro Rochet, que só acompanhou a bola balançando a rede pelo lado de fora.
Nessa altura, o Inter tinha dificuldade para achar espaços e errava muitos passes no meio-campo. Contudo, o time gaúcho contou com a genialidade de Wanderson para construir a melhor chance da etapa inicial, aos 13’.
O atacante recebeu pelo lado esquerdo e lançou para Enner Valencia, que passou nas costas da marcação cruzeirense. O centroavante tocou para o lateral-direito Bustos, que errou o domínio, mas a bola sobrou nos pés de Maurício. O ex-meia do Cruzeiro chutou rasteiro no canto direito, sem chances para o goleiro Rafael Cabral: 1 a 0.
Com dificuldade para vencer a defesa do Inter, o Cruzeiro teve sua melhor chance em lance de bola parada. Matheus Pereira quase marcou um golaço em cobrança de falta pelo lado direito, próximo à linha lateral. O armador bateu firme para a área e surpreendeu o goleiro Rochet. A bola carimbou o travessão.
Inter amplia, e Cruzeiro desconta com Bruno Rodrigues
O Cruzeiro voltou do intervalo com um propósito: vencer sua primeira partida de virada no Brasileirão. Porém, a missão parece impossível para o time montado pela gestão de Ronaldo Fenômeno para a atual temporada.
A defesa celeste voltou a falhar. O volante Filipe Machado, escalado em nova função pelo lado direito, tentou sair do campo de defesa com a bola dominada, mas perdeu a disputa para Johnny. O volante recuperou e tocou para Wanderson, que invadiu a área e chutou cruzado no canto esquerdo de Cabral: 2 a 0.
A Raposa até tentou descontar com chutes de longa distância, mas todos para fora. Marlon foi o que passou mais perto de balançar a rede. O lateral-esquerdo carimbou o travessão de Rochet após bela cobrança de falta próximo à área.
Coube a Bruno Rodrigues marcar o gol de honra celeste. O ponta-esquerda desmontou a defesa gaúcha, invadiu a área e foi derrubado pelo zagueiro Mercado. O árbitro Matheus Delgado Candançan (SP) assinalou pênalti no lance. Na cobrança, o atacante esperou o goleiro colorado escolher o canto e bateu no meio do gol: 2 a 1.
O empate do Cruzeiro quase veio com Mateus Vital. O meia, que entrou na vaga de Matheus Pereira, carimbou a trave.
CRUZEIRO 1 X 2 INTERNACIONAL
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Luciano Castán, Neris e Marlon; Matheus Jussa (Ian Luccas, aos 33 min do 2ºT), Filipe Machado (Nikão, aos 14 min do 2ºT), Lucas Silva e Matheus Pereira (Mateus Vital, aos 22 min do 2ºT); Arthur Gomes (Robert, aos 34 min do 2ºT) e Bruno Rodrigues
Técnico: Zé Ricardo
Internacional
Rochet; Bustos, Vitão, Mercado e Dalbert; Johnny (Gabriel, aos 41 min do 2ºT), Aránguiz (Rômulo, aos 30 min do 2ºT), Maurício (Igor Gomes, aos 30 min do 2ºT) e Alan Patrick (Bruno Henrique, aos 31 min do 2ºT); Wanderson (Pedro Henrique, aos 41 min do 2ºT) e Enner Valencia
Técnico: Eduardo Coudet
- Gols: Maurício (aos 13 min do 1ºT), Wanderson (aos 7 min do 2ºT) e Bruno Rodrigues (aos 46 min do 2ºT)
- Cartões amarelos: Matheus Jussa e Bruno Rodrigues (Cruzeiro); Bustos (Internacional)
- Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data: 5 de novembro de 2023
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Público: 36.801 torcedores
- Renda: R$ 1.467.220,00
- Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
- Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
- VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR)