Alvo de grandes expectativas, Matheus Pereira ainda fez poucas partidas completas pelo Cruzeiro. Principal reforço da janela de inverno, o meia-atacante já atuou oito vezes time celeste. Na visão do técnico Zé Ricardo, é preciso que o jogador adapte mais o seu corpo antes de voltar a atuar com carga total.
Titular absoluto do Cruzeiro, Matheus deixou o campo o irritado no segundo tempo da derrota por 2 a 1 para o Internacional, no domingo (5/11), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O camisa 96 foi substituído pelo meia Mateus Vital aos 22 minutos da etapa final.
“Matheus está recuperando o ritmo. A questão é que, nos últimos anos, quando ele teve jogos em sequência, ele teve problemas recidivos. Principalmente na Arábia. Isso nos preocupa ainda, principalmente quando temos jogos (em curto intervalo de tempo), com apenas dois, três dias de recuperação”, disse Zé Ricardo.
O treinador ainda justificou a substituição de Matheus sob o ponto de vista tático. Em sua visão, o Cruzeiro ganhou volume de jogo quando trocou peças e passou a explorar as linhas mais baixas do Inter.
“Matheus é um jogador que joga por trás, ele precisa atuar ao lado de jogadores que ataquem em profundidade. A gente precisava de outros jogadores. O Inter baixou muito as linhas, e o Matheus estava com dificuldade de jogar entre elas. O que a gente imaginava, por isso a substituição. Junto com o Robert, a gente queria dar volume (ao time), principalmente do lado esquerdo.”
“A entrada do Nikão preencheu o espaço que a gente queria do lado direito, até para ele ter oportunidades de finalização, já que o Inter estava com as linhas baixas. Com o Vital ali a gente esperava a mesma coisa. As trocas e as infiltrações do Vital, com os jogos interiores dele e do Robert. E saíram os movimentos, tanto que o Vital finalizava na trave. Alguns movimentos também com o Robert. Na minha visão, as substituições deram um ânimo, um novo gás para a equipe. Tanto que o jogo acaba com a gente um pouco mais em cima do Inter, o que seria natural”, complementou.
Lesão no segundo jogo com a camisa do Cruzeiro
Uma lesão nos ligamentos do joelho esquerdo tirou Matheus Pereira dos gramados logo no segundo jogo com a camisa celeste, em agosto. Esse problema físico ocorreu no empate por 0 a 0 com o Botafogo, no Mineirão, pela 19ª rodada da Série A.
Liberado pelo departamento médico, o atleta voltou a pisar nos gramados após mais de 60 dias. Ele reestreou no empate sem gols com o Cuiabá, na Arena Pantanal, em 14 de outubro, pela 26ª rodada.
Contrato de Matheus Pereira com o Cruzeiro
Antes de chegar à Toca da Raposa, em julho deste ano, Matheus Pereira atuou por dois anos no Al Hilal, da Arábia Saudita. O meia-atacante disputou 42 jogos, marcou três gols e distribuiu 15 assistências nesse período.
Torcedor declarado do Cruzeiro, Matheus é visto como a principal contratação da gestão de Ronaldo. Seu contrato de empréstimo é válido até o meio de 2024. Para exercer a sua opção de compra, o Fenômeno terá que desembolsar 12 milhões de euros (R$ 63,3 milhões). A cláusula está prevista no documento assinado com o Al Hilal.
Tempo de jogo de Matheus Pereira em oito partidas pelo Cruzeiro
- Athletico-PR 3 x 3 Cruzeiro: reserva, entrou em campo aos 43′ do 2ºT
- Cruzeiro 0 x 0 Botafogo: titular, atuou por 90 minutos
- Cuiabá 0 x 0 Cruzeiro: reserva, entrou em campo aos 15′ do 2ºT
- Cruzeiro 0 x 2 Flamengo: titular, foi substituído aos 23′ do 2ºT
- Atlético 0 x 1 Cruzeiro: titular, foi substituído aos 23′ do 2ºT
- Cruzeiro 3 x 0 Bahia: titular, foi substituído aos 47′ do 2ºT
- São Paulo 1 x 0 Cruzeiro: titular, foi substituído aos 33′ do 2ºT
- Cruzeiro 1 x 2 Internacional: titular, foi substituído aos 35′ do 2ºT