A diretoria do Cruzeiro definiu que o técnico do time sub-20, Fernando Seabra, será o treinador interino da equipe principal com a demissão de Zé Ricardo neste domingo (12/11).
O clube anunciou nesta noite a saída do então comandante, do auxiliar Cleber dos Santos e do preparador físico Fábio Eiras.
Seabra assume os treinamentos até que a diretoria celeste, liderada por Ronaldo Fenômeno, sócio majoritário da SAF, contrate um novo técnico.
O Cruzeiro volta a campo no próximo sábado, contra o Fortaleza. A bola rola às 18h30, no Castelão, em partida adiada da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O time celeste vive situação delicada na tabela. Atualmente, ocupa a 17ª posição, com 37 pontos – um a menos que o 16º Bahia, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. O Tricolor tem dois jogos a mais que a Raposa.
Quem é Fernando Seabra
Fernando Seabra tem 46 anos e acumula passagens nas categorias de base do antigo Red Bull Brasil, Corinthians, Athletico-PR, Desportivo Brasil e Cruzeiro.
O técnico chegou à Toca da Raposa em 2022 para assumir o time sub-20. Nesta temporada, ele chegou a dirigir a equipe principal no empate sem gols com o Bragantino, no Mineirão, pela 22ª rodada do Brasileiro.
A partida foi em 3 de setembro. Na ocasião, Seabra assumiu o posto de técnico interinamente antes da chegada oficial de Zé Ricardo.
Demissão de Zé Ricardo
A demissão do treinador carioca se deu após a derrota por 1 a 0 para o vice-lanterna Coritiba, na Vila Capanema, em Curitiba, nesse sábado (11/11), pela 34ª rodada. O jogo foi marcado por invasão de torcedores dos dois times no gramado e uma ‘batalha campal’.
O revés para o Coxa foi o terceiro consecutivo da Raposa, que antes foi derrotada por São Paulo e Internacional. Zé Ricardo até chegou a dar mostras de que seria capaz de classificar o Cruzeiro à Copa Sul-Americana de 2024, com as vitórias seguidas sobre Atlético e Bahia, mas não passou disso.
No Cruzeiro desde 5 de setembro, Zé Ricardo comandou a equipe em dez jogos no Brasileirão. Foram três vitórias, dois empates e cinco derrotas (36,66% de aproveitamento). Ele deixa o clube na 17ª posição na tabela, com 37 pontos.
Zé Ricardo tinha contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2024. O acordo não previa o pagamento de multa rescisória em caso de encerramento do vínculo antecipado por qualquer uma das partes.
Nota do Cruzeiro para anunciar demissão de Zé Ricardo
O Cruzeiro informa que Zé Ricardo não ocupa mais o cargo de treinador da equipe. Junto com o técnico, deixam o clube o auxiliar Cleber dos Santos e o preparador físico Fábio Eiras. O clube agradece a dedicação e profissionalismo e deseja sucesso na sequência das carreiras dos profissionais.
Os treinamentos da semana serão conduzidos pelo treinador da equipe Sub-20, Fernando Seabra, até a definição sobre o novo técnico do Cruzeiro.