STJD

STJD define punição preventiva para Cruzeiro e Coritiba após ‘batalha campal’

STJD punirá preventivamente Cruzeiro e Coritiba com jogos sem torcida devido ao incidente ocorrido nesse sábado (11/11), na Vila Capanema
Foto do autor
Compartilhe

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) punirá preventivamente Cruzeiro e Coritiba com jogos sem torcida, por 30 dias, devido ao incidente ocorrido nesse sábado (11/11), na Vila Capanema. Torcedores das duas equipes invadiram o gramado e provocaram uma verdadeira ‘batalha campal’ antes mesmo do apito final da partida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Dessa forma, o Cruzeiro não contará com o apoio da torcida nos compromissos finais do time no Brasileirão. A Raposa ainda medirá forças com Fortaleza (Castelão), Vasco (Mineirão), Goiás (Serrinha), Athletico-PR (Mineirão), Botafogo (Engenhão) e Palmeiras (Mineirão).

Já o Coritiba não poderá receber sua torcida nos jogos contra Fluminense (Maracanã), Botafogo (Couto Pereira), Bragantino (Nabi Abi Chedid) e Corinthians (Couto Pereira).

A punição aos dois clubes antecede eventuais sanções em julgamento no STJD nas próximas semanas. Os clubes devem recorrer da sentença preventiva.

A informação foi adiantada pela Itatiaia e confirmada pela reportagem de No Ataque.

Confusão em Coritiba x Cruzeiro

Tudo começou aos 45 minutos do segundo tempo. O atacante Robson completou um cruzamento numa cobrança de falta e abriu o placar para o Coritiba.

Logo depois, torcedores do Cruzeiro invadiram o gramado na parte de trás do gol defendido pelo cruzeirense Rafael Cabral.

De outra parte das arquibancadas, torcedores do Coritiba, em maioria, também saltaram as proteções das arquibancadas e invadiram o campo.

Foi aí que começou o conflito. Torcedores dos dois times brigaram em campo. Neste momento, jogadores de Cruzeiro e Coritiba, as comissões técnicas e os árbitros já tinham corrido rumo aos vestiários.

Demorou até que a segurança do estádio conseguisse conter minimamente a confusão. A partida ficou paralisada por 30 minutos até ser retomada e finalizada com a derrota celeste por 1 a 0.

Confusão foi relatada na súmula do jogo

Na súmula da partida, o árbitro Bráulio da Silva Machado (Fifa/SC) relatou o confronto entre torcidas e as medidas de segurança tomadas dentro e fora de campo para o reinício do jogo.

“Ocorreu uma invasão generalizada por torcedores que estavam localizados no setor específico da torcida visitante, Cruzeiro SAF, que partiram em direção ao setor destinado aos torcedores da equipe mandante. Em ato contínuo, parte da torcida da equipe mandante, Coritiba SAF, também invadiu o campo (…) gerando um confronto generalizado”, diz trecho da súmula.

Bráulio também apontou no documento que as duas torcidas foram escoltadas para fora do estádio. Os celestes receberam apoio militar até a saída da cidade, enquanto os coxa-brancas até suas respectivas sedes. As medidas foram tomadas por segurança, conforme relatos, para evitar novos confrontos.

Após o controle da situação, a Polícia Militar autorizou o recomeço da partida. “Os torcedores visitantes foram escoltados aos ônibus e conduzidos até a saída da cidade. Os torcedores da equipe local envolvidos, da mesma forma, foram conduzidos e escoltados até sua sede. Dito isso, o comandante nos pede mais cinco minutos para realização de varredura e vistoria nas imediações do campo de jogo, para posterior garantia de segurança.”

Compartilhe