O Cruzeiro conta com o “aval” do empresário Pedro Lourenço para fechar a contratação de Vanderlei Luxemburgo. Pedrinho, como é carinhosamente chamado pelos torcedores da Raposa, tem boa relação com o treinador de 71 anos.
A reportagem de No Ataque apurou que a possível contratação de Luxa, inclusive, foi uma indicação do empresário à cúpula da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) de Ronaldo Nazário.
Luxa é tratado pela diretoria do Cruzeiro como primeira opção para substituir Zé Ricardo, demitido nesse domingo (12/11), após a derrota vexatória para o quase rebaixado Coritiba, por 1 a 0, na Vila Capanema, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo foi marcado por briga das duas torcidas dentro de campo.
A SAF busca uma solução imediata para os seis jogos restantes do time mineiro no Brasileirão – contra Fortaleza, Vasco, Goiás, Athletico-PR, Botafogo e Palmeiras. Contudo, o planejamento da próxima temporada também depende dessa difícil escolha.
Luxemburgo nega contato do Cruzeiro
Luxemburgo negou ter recebido qualquer tipo de contato do Cruzeiro para assumir o time neste momento. O treinador conversou com o colunista do Estado de Minas, Jaeci Carvalho, na tarde desta segunda-feira (13/11).
Missão do novo treinador do Cruzeiro
O novo treinador terá a missão de evitar mais um rebaixamento do Cruzeiro à Segunda Divisão. O clube celeste está na 17ª posição, com 37 pontos, e tem 34,2% de chance de queda, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Cruzeiro ainda tem dois jogos a menos em relação aos demais adversários diretos na briga contra o Z4. O time estrelado igualará o número de partidas (34) ao enfrentar Fortaleza e Vasco, respectivamente.
Luxemburgo teria que deixar desgosto com a SAF de lado
A última passagem de Luxemburgo pelo Cruzeiro foi encerrada de forma unilateral, em 28 de dezembro de 2021. O técnico foi demitido por decisão da equipe comandada por Ronaldo Fenômeno, que havia acabado de comprar 90% das ações da SAF.
“Acabei de ser comunicado que não continuo para a próxima temporada. Recebo com muita tristeza, porque não era uma coisa que eu queria, mas aceitaria qualquer decisão que fosse tomada pela nova gestão do Cruzeiro”, disse Luxa à época.
O empresário optou por contratar um profissional mais jovem e que se encaixava com a filosofia de jogo estabelecida pelo clube. Seu substituto em 2022 foi o uruguaio Paulo Pezzolano.
Um mês antes da mudança, o Cruzeiro havia anunciado a renovação contratual com Vanderlei até dezembro de 2022, com prorrogação automática para 2023 em caso de acesso à Série A. À época, o treinador declarou, inclusive, que tinha pretensões de aposentadoria após o trabalho no clube mineiro.
Luxa encerrou a terceira passagem pelo Cruzeiro após oito vitórias, 11 empates e quatro derrotas em 23 jogos na Série B de 2021. Ele tirou a Raposa da zona de rebaixamento à Terceira Divisão e encerrou em 14º, com 48 pontos.