O técnico Zé Ricardo publicou nesta segunda-feira (13/11) uma carta de despedida ao Cruzeiro. Ele foi demitido nesse domingo, após sequência negativa que colocou a equipe na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O estopim foi a derrota de sábado por 1 a 0 para o Coritiba, na Vila Capanema, pela 34ª rodada.
Em post nas redes sociais, o comandante admitiu que não conseguiu alcançar os resultados que almejou. Também agradeceu aos integrantes da diretoria e disse estar honrado pela oportunidade de ter vestido a camisa do Cruzeiro.
Carta de Zé Ricardo na íntegra
“Cruzeirense, no futebol, assim como na vida, dias difíceis são inevitáveis e nem sempre nossos desejos e sonhos saem como esperamos. Infelizmente, por motivos diversos, não conseguimos os resultados que tanto queríamos e trabalhamos para obtê-los. Honra enorme vestir a camisa do Cruzeiro, o que me fez ter emoções e momentos tão incríveis que ficarão marcados eternamente em minha memória.
Agradecer essa oportunidade ao Ronaldo (um dos meus ídolos no futebol), a toda diretoria, aos funcionários, a competente comissão do clube e aos dedicados atletas. Um agradecimento especial ao querido Mestre Paulo Autuori, por compartilhar tantos momentos importantes de crescimento.
Tenho absoluta certeza de que o Cruzeiro está no caminho certo da sua reconstrução e, com a união de todos, estará, muito em breve, novamente brigando por grandes títulos, como é de praxe na sua rica história.
A imagem do Cruzeiro resplandece!
Um abraço, Zé Ricardo“.
Zé Ricardo no Cruzeiro
O Cruzeiro anunciou a contratação do treinador de 52 anos em setembro deste ano – acordo selado até dezembro de 2024.
Zé Ricardo comandou a equipe em dez partidas no Brasileiro. Ao todo, venceu três, empatou duas e perdeu cinco – aproveitamento de 36,66%.
Situação do Cruzeiro no Brasileiro
O Cruzeiro vem de derrocada na Série A. Perdeu, de forma consecutiva, para São Paulo (1 a 0), Internacional (2 a 1) e Coritiba (1 a 0).
Pela sequência ruim aliada, evidentemente, a outros resultados negativos, ocupa a 17ª posição do Brasileiro, com 37 pontos. A equipe tem 34,2% de chance de ser rebaixada à Série B. Para que isso não ocorra, precisa reagir nas seis partidas restantes.
A Raposa tem pela frente uma sequência de decisões. Ainda vai enfrentar Fortaleza, Vasco (confronto direto), Goiás (confronto direto), Athletico-PR, Botafogo e Palmeiras.
Próximos jogos do Cruzeiro
- Fortaleza x Cruzeiro – 18/11 (sábado) – 18h30 – Castelão, Fortaleza;
- Cruzeiro x Vasco – 22/11 (quarta-feira) – 19h – Mineirão, Belo Horizonte;
- Goiás x Cruzeiro – 25/11 (sábado) – 20h – Serrinha, Goinania;
- Cruzeiro x Athletico-PR – 29/11 (quarta-feira) – 20h – Mineirão, Belo Horizonte;
- Botafogo x Cruzeiro – 2/12 (sábado) – a confirmar – Nilton Santos, Rio de Janeiro;
- Cruzeiro x Palmeiras – 6/12 (quarta-feira) – a confirmar – Mineirão, Belo Horizonte.