CRUZEIRO

Autuori usa ditado chinês para descrever momento do Cruzeiro; saiba significado

Técnico interino do Cruzeiro, Paulo Autuori usou ditado chinês para descrever momento do time na Série A do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Compartilhe

A primeira entrevista coletiva de Paulo Autuori como treinador interino do Cruzeiro foi um dos assuntos mais comentados da semana no futebol brasileiro. Na terça-feira (14/11), o diretor técnico viralizou ao usar citações filosóficas e referências de fora do esporte para descrever o momento de pressão que vive a Raposa.

Diretor técnico do Cruzeiro, Autuori comandará o time de forma provisória até o fim Campeonato Brasileiro. Os mineiros ainda disputam seis jogos em 2023: Fortaleza (fora), Vasco (casa), Goiás (fora), Athletico Paranaense (casa), Botafogo (fora) e Palmeiras (casa).


Um dos ditados citados pelo interino foi “saber e não fazer, ainda não é saber”, de autoria do pensador Lao-Tsé, que fala sobre a necessidade de colocar teoria em prática. O filosófo nasceu na China, em 571 a.C., e é considerado uma divindade no taoismo religioso e em várias das religiões tradicionais do país asiático.

“Tem uma coisa que a gente chama de modelagem sistêmica. Quando você vai praticar uma ideia, começam a emergir coisas que não se espera. Quando essas coisas aparecerem, você tem que agir aqui e agora, na emergência. Você não precisa dar um passo para trás, você pode dar um passo para o lado e refletir sobre as ações para precisamos tomar para voltar a ter a expressão da ideia inicial. A ideia inicial, que é o o poderio do projeto, não pode ser ferida jamais. O contorno dela, sim, por isso se chama modelagem sistêmica”, disse Autuori ao refletir sobre os jogos em que o Cruzeiro não poderá contar com a presença de torcedores.

“Tem um ditado chinês que é fundamental. Não minhas palavras, é um ditado chinês. Muitas pessoas pensam que sabem e que conhecem, mas jamais tiveram a oportunidade de aplicar, para que esses problemas se emergissem. O ditado diz o seguinte: ‘saber sem aplicar, ainda é não saber’. Somente aplicando, acertando e errando, isso é o processo de aprendizagem que se chega em algum lugar. O importante disso é ter dignidade, integridade e idoneidade. Infelizmente, isso transcende o problemas que o Cruzeiro passou. Está no nosso dia a dia, nas diversas classes que hoje viemos em relação àquilo que é nossa sociedade”, complementou.

Leia também: Jogos sem torcida preocupam Cruzeiro? Autuori projeta reta final no Mineirão

Situação do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro

O Cruzeiro está na 17ª posição do Brasileirão, com 37 pontos – um a menos que o Bahia, 16º colocado e primeiro time fora da zona de rebaixamento. Por causa de alterações no calendário da CBF, a Raposa tem dois jogos a menos que a maioria dos times.

Reestreia de Paulo Autuori no Cruzeiro

Campeão da Copa Libertadores e do Campeonato Mineiro pelo Cruzeiro, Autuori treinará o clube pela quarta vez em sua carreira. O técnico passou pela Toca da Raposa em 1997, entre 1999 e 2000 e em 2007. Foram 87 jogos nesse período, com 43 vitórias, 21 empates e 23 derrotas – 57,5% de aproveitamento.

A reestreia de Autuori no cargo será contra o Fortaleza, neste sábado (18/11), a partir das 18h30, no Castelão, em Fortaleza. Os times se enfrentam em partida atrasada da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Leia também: Paulo Autuori aponta motivo por que o Cruzeiro está na zona de rebaixamento

Compartilhe