CRUZEIRO

Sul-Americana ou Z4? Veja cálculos do Cruzeiro nos jogos atrasados do Brasileiro

Com dois jogos a menos no Campeonato Brasileiro, Cruzeiro pode voltar a brigar por Sul-Americana ou se complicar na luta contra o Z4
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

A cada dia que passa, a situação do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro fica mais perto de se definir. Com dois jogos a menos que os adversários, o time celeste ocupa a 17ª posição da tabela, com 37 pontos. As partidas atrasadas contra Fortaleza e Vasco serão decisivas para saber se o fim de ano será de alívio ou angústia na Toca da Raposa.

Os adiamentos ocorreram por causa de conflitos de datas no calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por isso, o jogo com o Leão do Pici, pela 30ª rodada, foi remarcado para este sábado (18/11), às 18h30, no Castelão, em Fortaleza. Já o confronto com o Vasco, pela 33ª rodada, será disputado na quarta-feira, a partir das 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte.


Veja abaixo quais são os prováveis cenários do Cruzeiro de acordo com as possíveis combinações de resultados.

O que acontece se o Cruzeiro fizer 4 ou 6 pontos nesses jogos?

Se vencer Fortaleza e Vasco, o Cruzeiro abre cinco pontos de vantagem para o Bahia (atual 16º colocado, com 38) e se recoloca na briga por vaga na Copa Sul-Americana. Além do Tricolor de Aço, a Raposa deixaria o Cruz-maltino (15º, com 40), o Santos (14º, com 42) e o Internacional (13º, com 43 e saldo de gols bem menor) para trás na tabela na classificação.

Rival da Raposa neste fim de semana, o Fortaleza também tem dois jogos atrasados e está na 12ª colocação, com 43 pontos. Se o Leão do Pici perder o outro jogo remarcado, diante do Botafogo, o Cruzeiro iguala essa pontuação e fica uma posição atrás porque teria menos vitórias (critério primário de desempate).

Com dois triunfos seguidos, a Raposa saltaria direto do Z4 para a zona de classificação à Sul-Americana, que é a grande meta do time no Brasileirão. Já a perspectiva com apenas uma vitória em dois jogos é relativa, pois vencer o Vasco é mais importante que ganhar do Fortaleza. A derrota para os cariocas aumentaria o risco de queda celeste, já que as equipes são adversárias diretas.

O que acontece se o Cruzeiro fizer 2 ou 3 pontos nesses jogos?

Soma de dois ou três pontos nas partidas atrasadas faz com o que o Cruzeiro saia do Z4, passe o Bahia na tabela, mas limita a briga contra o rebaixamento. O time se manteria abaixo do Vasco, que atualmente tem pontuação maior e duas vitórias a mais.

O cenário não é de todo mal, pois o Cruzeiro ainda dependeria apenas de si para escapar da Série B, mas diminuiria a chance de rebaixamento de outras equipes e obrigaria o time a buscar triunfos contra adversários mais qualificados nas rodadas posteriores.

Para ter um fim de campeonato com alívio, a Raposa precisa ultrapassar o Vasco em número de pontos, pois o rival tem vantagem no critério de desempate. Se não vencer os cariocas, o Cruzeiro passa a lutar quase que exclusivamente contra Bahia e Goiás (18º, com 35 pontos, e adversário celeste na 35ª rodada) na parte de baixo.

O que acontece se o Cruzeiro não pontuar nesses jogos?

A soma de apenas um ponto também é ruim para os mineiros, que igualariam os 38 do Bahia, mas seguiriam com um triunfo a menos que o adversário e, consequentemente, continuariam no Z4. Se não ultrapassar a pontuação, o Cruzeiro terá que secar o Tricolor nos quatro jogos restantes do Brasileirão.

Também é o que acontecerá caso a Raposa perca para Fortaleza e Vasco. Se permanecer com 37 pontos, a equipe celeste seguirá em 17º e precisará superar adversários da parte de cima da classificação – Athletico-PR, Botafogo e Palmeiras, além de torcer contra o Bahia até o fim do Brasileirão.

Últimos jogos do Cruzeiro no Brasileirão

  • 30ª rodada: Fortaleza x Cruzeiro, no Castelão (18/11)
  • 33ª rodada: Cruzeiro x Vasco, no Mineirão (22/11)
  • 35ª rodada: Goiás x Cruzeiro, na Serrinha (27/11)
  • 36ª rodada: Cruzeiro x Athletico-PR, no Mineirão (30/11)
  • 37ª rodada: Botafogo x Cruzeiro, no Nilton Santos (2/12)
  • 38ª rodada: Cruzeiro x Palmeiras, no Mineirão (6/12)
Compartilhe