CAMPEONATO BRASILEIRO

Fortaleza x Cruzeiro: onde assistir, horário e escalações pelo Brasileiro

Fortaleza e Cruzeiro se enfrentam neste sábado, no Castelão, em partida atrasada da 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Foto do autor
Foto do autor
Compartilhe

Derrotado nas últimas três partidas, o Cruzeiro vive momento decisivo no Campeonato Brasileiro. Para encerrar 99% das chances de rebaixamento, o time celeste precisa de três vitórias e um empate nos últimos seis jogos da temporada. O primeiro compromisso dessa série é contra o Fortaleza, neste sábado (18/11), a partir das 18h30, no Castelão.

A partida da 30ª rodada será disputada cerca de três semanas após a sua previsão original. Devido a conflitos de datas, a Raposa teve dois duelos remarcados no Brasileirão. Para o treinador interino Paulo Autuori, que assumiu o comando do Cruzeiro nesta semana, as duas partidas a menos são o motivo do time estar no Z4.


Essa mudança de comando é a cartada final da diretoria celeste para tentar garantir a permanência no clube na Série A. Autuori assume o cargo que era ocupado por Zé Ricardo, demitido um dia após a derrota por 1 a 0 para o Coritiba, no último sábado. O técnico já treinou o Cruzeiro em outras três oportunidades.

Fortaleza x Cruzeiro: situações no Campeonato Brasileiro

O Fortaleza está na 12ª posição do Campeonato Brasileiro, com 43 pontos – seis acima do Cruzeiro, 17º colocado e primeira equipe dentro da zona de rebaixamento. Os cearenses têm 12 vitórias, sete empates e 13 derrotas na competição. Além do confronto com os mineiros, o Leão do Pici tem um jogo atrasado contra o Botafogo (23/11).

Primeiro time dentro da zona de rebaixamento, o Cruzeiro ocupa a 17ª colocação, com 37 pontos. A Raposa venceu nove, empatou dez e perdeu 13 vezes na Série A. Depois do duelo com o Fortaleza, fora de casa, o elenco celeste retorna a Belo Horizonte, onde enfrentará o Vasco, no Mineirão (22/11).

Torcida do Cruzeiro não poderá ir ao Castelão

Devido a uma briga entre torcidas organizadas no gramado da Vila Capanema, durante jogo da 34ª rodada, Coritiba e Cruzeiro não poderão contar com torcedores dentro e fora de casa nos próximos 30 dias. A punição foi definida de forma provisória pelo presidente do STJD, José Perdiz de Jesus.

Fortaleza x Cruzeiro: onde assistir

A partida entre Fortaleza e Cruzeiro será transmitida via pay-per-view (Premiere) e streaming (Globoplay).

Fortaleza x Cruzeiro: prováveis escalações

Fortaleza e Cruzeiro vivem sequências negativas no Brasileirão. Apesar de também viver jejum, o Leão do Pici chega ao confronto em situação mais tranquila, pois tem menos chances de rebaixamento e menos desfalques. Uma vitória nesse jogo assegura a permanência do Tricolor na Primeira Divisão.

Fortaleza

Juan Pablo Vovjoda terá praticamente força máxima para enfrentar o Cruzeiro dentro de casa. Sem desfalques por suspensão, o treinador só não poderá contar com jogadores que estão entregues ao departamento médico e que já não vêm sendo utilizados com frequência.

As baixas ficam por conta do zagueiro Tobias Figueiredo (problemas musculares), do volante Hércules (cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) e do meia Zanocelo (pubalgia).

Entretanto, é provável que o técnico argentino faça alguma mudança no time em virtude do mau desempenho no Brasileirão. O Leão do Pici não vence há seis jogos, sendo um empate e cinco derrotas. Durante esse período, o time sofreu 11 gols e marcou apenas três.

A tendência é que Vojvoda volte a escalar o volante Caio Alexandre entre os titulares. Ele vinha sendo poupado por desgaste muscular, mas, desta vez, deve ganhar a vaga de Pedro Augusto.

Sendo assim, o Fortaleza deve ir a campo com João Ricardo; Tinga, Brítez, Tite e Bruno Pacheco; José Welison, Caio Alexandre e Pochettino; Marinho, Guilherme e Lucero.

Cruzeiro

A grande novidade do Cruzeiro para o jogo deste sábado é a reestreia de Paulo Autuori na área técnica. O profissional de 67 anos integrará a comissão interina formada por Fernando Seabra, treinador do Sub-20, e Vinicius Rovaris, auxiliar fixo do clube celeste.

Em campo, o Cruzeiro terá três desfalques certos para o duelo no Castelão. O zagueiro Neris e o volante Matheus Jussa receberam o terceiro cartão amarelo na derrota por 1 a 0 para o Coritiba, na última rodada, e terão que cumprir suspensão. A outra ausência é do volante Lucas Silva, que teve confirmada uma lesão no joelho esquerdo.

Jussa, por sua vez, já não enfrentaria o Fortaleza por força de contrato. O meio-campista pertence ao Tricolor, mas está emprestado ao time mineiro até dezembro deste ano.

Lucas Oliveira deve ser o substituto de Neris na defesa. No meio-campo, Filipe Machado tem a preferência no lugar de Jussa, enquanto Ian Luccas pode ser escalado na vaga de Lucas Silva.

Com isso, o provável Cruzeiro tem Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado, Ian Luccas (Fernando Henrique) e Matheus Pereira; Nikão (Arthur Gomes), Bruno Rodrigues e Rafael Elias.

Leia também: Saiba por que Wesley não foi relacionado por Autuori para jogo com Fortaleza

Fortaleza x Cruzeiro: personagens

Titi, zagueiro do Fortaleza: “A gente entende a importância do jogo de amanhã. Entendemos que, com a união entre torcida e jogadores, as coisas acontecem de maneira positiva. Assim como para o Cruzeiro é uma final, para nós também. É normal viver momentos de oscilação, ficamos tristes com as derrotas, mas confiamos muito no nosso trabalho. Sabemos que passamos por um momento difícil depois de uma perda que ninguém estava preparado. Não nos preparamos para a perda porque confiamos muito no nosso trabalho, chegamos muito preparados. Infelizmente, são coisas que acontecem com o futebol.”

Luciano Castán, zagueiro do Cruzeiro: “Temos todo o apoio do nosso staff. São pessoas (Autuori e sua comissão) que já estavam conosco, nos conhecem, sabem todos os nossos pontos fortes e fracos. Creio que nós estamos trabalhando bem, e agora é fazer isso se reverter nos três pontos. A confiança está boa, já estamos retomando nosso nível. Sábado é um jogo difícil, fora de casa, mas esperamos fazer um grande jogo para sair de Fortaleza com a vitória.”

Fortaleza x Cruzeiro: arbitragem

  • Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (Fifa/DF)
  • Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA)
  • Árbitro de vídeo: Wagner Reway (Fifa/PB)
Compartilhe