CAMPEONATO BRASILEIRO

Z4 ou Sul-Americana: veja probabilidades de Cruzeiro e Vasco no Brasileiro

Compare as probabilidades de Cruzeiro e Vasco no Campeonato Brasileiro; equipes têm chance de rebaixamento e Sul-Americana
Foto do autor
Compartilhe

A vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza fez o Cruzeiro subir de posição no Campeonato Brasileiro. Com os três pontos somados diante do Leão do Pici, a Raposa alcançou os 40 igualou o Vasco na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.

Os cariocas levam vantagem no número de vitórias (11 a 10), por isso está em 15º lugar na tabela – uma posição à frente do Cruzeiro, que tem melhor saldo (2 a -8).


Rivais históricos, os times voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (22/11), a partir das 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte. A partida da 33ª rodada foi postergada em cerca de duas semanas por causa de conflitos de datas no calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Mesmo com um jogo a menos, Cruzeiro e Vasco conseguiram se manter fora da zona de rebaixamento e chegam ao confronto com esperança de fugirem de uma nova queda. Veja abaixo quais são as probabilidades das duas equipes caírem ou irem para a Copa Sul-Americana.

Quais as chances de rebaixamento e Sul-Americana do Cruzeiro?

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Cruzeiro tem 13,9% de chance de cair. Os mineiros estão a dois pontos de distância do Bahia, 17º colocado e time que abre a zona de rebaixamento. A Raposa só depende de si mesma para permanecer na Primeira Divisão.

Já a probabilidade do Cruzeiro conseguir uma vaga na próxima Sul-Americana aumenta muito em caso de vitória sobre o Vasco. Com Fluminense e São Paulo (campeão da Copa do Brasil) entre os 12 primeiros colocados, até o time que estiver em 14º lugar irá disputar o torneio internacional em 2024.

Atualmente, a probabilidade do Cruzeiro se classificar para a Sul-Americana é de 46,2%. Se vencer o Vasco, o time celeste chega à marca de 43 pontos e assume a 13ª colocação, no lugar do Internacional. O Colorado tem essa mesma pontuação, mas perderia uma posição por causa do menor saldo de gols.

A tabela do Cruzeiro após o jogo contra o Vasco tem partidas contra um rival direto e três equipes da parte de cima: Goiás (fora), Athletico-PR (casa), Botafogo (fora) e Palmeiras (casa).

Qual a chance de rebaixamento e Sul-Americana do Vasco?

A UFMG coloca o Vasco com 13,7% de chance de rebaixamento. Se o time carioca vencer o Cruzeiro, também ultrapassa o Inter na tabela, pois vai ter a mesma pontuação e uma vitória a mais no Brasileirão (12 a 11).

O número de triunfos é um ponto positivo para o Vasco, que também deixaria o Santos para trás (14º colocado, com 42 pontos e 11 vitórias) e entraria de vez na zona de classificação à Sul-Americana. A probabilidade do Cruz-maltino jogar o torneio da Conmebol no ano que vem é de 47,1%.

Após o jogo contra a Raposa, o Vasco enfrenta quatro adversários mais qualificados na tabela: Athletico-PR (fora), Corinthians (casa), Grêmio (fora) e RB Bragantino (casa).

Compartilhe