CRUZEIRO

CBF divulga áudio do VAR e analisa gol do Cruzeiro contra o Fortaleza

Gol de Bruno Rodrigues, que deu a vitória por 1 a 0 ao Cruzeiro sobre o Fortaleza, no Castelão, gerou muita polêmica; veja análise do VAR
Foto do autor
Compartilhe

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio da revisão do VAR no gol que deu a vitória ao Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Fortaleza, no no Castelão, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O tento da Raposa, marcado pelo atacante Bruno Rodrigues aos 35 minutos do segundo tempo, gerou muita reclamação do clube cearense.

A entidade analisou o lance polêmico nesta quinta-feira (23/11) e explicou como as linhas de impedimento foram traçadas. De acordo com Wilson Seneme, chefe da comissão de arbitragem, foi escolhido a ponta do pé esquerdo do zagueiro do Fortaleza, enquanto o ponto mais avançado de Bruno Rodrigues foi a “parte legal” do braço esquerdo.

“Elas se sobrepuseram. Quando elas se sobrepõem, elas se transformam na cor azul, que beneficia o ataque. Por mais que eu tenha impressão que o corpo do atacante está à frente, a referência da linha azul é terrestre. As referências aéreas (linhas vermelhas e azul) já foram traçadas”, disse.

A fala de Seneme foi complementada pelo ex-árbitro Péricles Bassols, hoje gerente técnico do VAR na CBF. Ele esclareceu que a linha amarela, que gerou grande dúvida nos torcedores do Leão do Pici, representa o solo.

“Quando a gente pede essa linha, a amarela, a ferramenta é tridimensional. São dois eixos. Uma de lateral a lateral e outra de linha de fundo a linha de fundo. E tem uma linha que sobe para o céu. As linhas amarelas representam o solo”, declarou.

Por que Bruno Rodrigues não estava impedido?

Seneme ainda reforçou sua análise dizendo que a linha horizontal amarela é apenas uma referência para o VAR. Segundo o chefe da arbitragem, a marcação mais importante é a vertical, que traça a posição de análise dos jogadores em lances de impedimento.

“Quando a gente vê ela cortando o jogador, ela não está cortando o jogador. É só uma referência. Ela está cortando o chão. A única linha de referência para o local que você quer colocar no corpo do jogador é a linha azul. Por isso, a azul está na ponta do pé do jogador. A amarela é só uma representação gráfica para o fim do exercício”, concluiu.

Como foi o gol do Cruzeiro contra o Fortaleza

Bruno Rodrigues fez o gol da vitória celeste aos 35 minutos do segundo tempo. Fortaleza e Cruzeiro se enfrentaram no Castelão, em Fortaleza, sob a presença apenas dos torcedores da casa.

Nessa partida, o árbitro de campo foi Sávio Pereira Sampaio (Fifa/DF), que contou com auxílio de Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA). Wagner Reway (Fifa/PB) foi o responsável pelo VAR.

O segundo assistente esperou a conclusão da jogada do ponta-esquerda celeste para levantar a bandeira e solicitar a checagem do árbitro de vídeo. Ao ver o replay, a arbitragem chegou à conclusão de que o pé esquerdo de um dos defensores do Fortaleza deu condição ao camisa 9 do Cruzeiro.

O atacante recebeu assistência do volante Ian Luccas e chutou na saída do goleiro João Ricardo.

Compartilhe