CRUZEIRO

Fernando é esperança do Cruzeiro para quebrar jejum de 10 anos

Principal nome da base do Cruzeiro em 2023, Fernando é visto com grandes expectativas para quebrar jejum de 10 anos no clube
Foto do autor
Compartilhe

Artilheiro na base e sucesso entre torcedores, Fernando ainda aguarda por chances na equipe profissional do Cruzeiro. Para emplacar, o atacante de 18 anos terá que quebrar escrita que já dura uma década. Mesmo tendo formado grandes jogadores no passado, a Raposa usufruiu pouco de seus goleadores nesse período.

O último atacante revelado pelo Cruzeiro a marcar pelo menos dez gols em uma mesma temporada foi Vinícius Araújo. Aos 20 anos, o atleta foi peça importante no título brasileiro e balançou as redes 11 vezes em 2013. Os bons números o fizeram ser vendido em janeiro de 2014 para o Valencia, da Espanha.


De lá para cá, o Cruzeiro viu diversas estrelas da base renderem abaixo do esperado no time principal e outras despontarem só após serem vendidas. Nomes como Thiago e Vitor Roque, que caminhavam para quebrar esse jejum, deixaram a Toca da Raposa no início de 2022, com poucos jogos disputados. Hoje, são vistos como jogadores de calibre europeu – com expectativas distintas, evidentemente.

Ex-promessas do Cruzeiro traçaram diferentes caminhos no futebol

Estrela da base celeste nos anos 2010, Judivan era titular da Seleção Olímpica e a maior promessa do Cruzeiro, até que teve o seu potencial limitado por graves lesões nos dois joelhos. Por isso, ele nunca conseguiu ter continuidade na equipe mineira, rodou por vários lugares e agora está no Pattaya Dolphins, da Tailândia.

Quem também saiu do clube sem repetir o sucesso do período de formação foi Vinícius Popó. Recordista de gols nas categorias inferiores, o centroavante foi alçado ao time profissional em meio à grave crise de 2019, que culminou no rebaixamento à Série B, e não obteve o rendimento esperado. O atleta, agora, parece ter superado os problemas da transição e começa a estruturar a sua carreira.

Popó fechou a temporada com 21 gols em 34 jogos por Capivariano-SP e Operário-PR. O atacante de 22 anos foi o artilheiro da Série A3 do Campeonato Paulista e é um dez dos melhores marcadores do Brasil em 2023. Ele deixou o Cruzeiro com apenas oito partidas, sem nunca ter sido titular ou marcado um tento.

Os mercados alternativos do futebol internacional também foram o destino de outros atacantes que não corresponderam às expectativas. Marcelo, que fez cinco jogos pelo Cruzeiro em 2018, atua no Nedelisce, da Croácia. Já Jonata, que teve cinco oportunidades em 2017, joga hoje no Visakha FC, do Camboja.

Hugo Ragelli, que era tido como um nome de potencial na época do tetracampeonato brasileiro, entrou em campo apenas uma vez pela Raposa, em 2014. O jogador se aposentou em 2021, aos 26 anos.

Cruzeiro só fez um gol com jogador da base em 2023

O único jogador da base que marcou gol pelo Cruzeiro em 2023 foi o meia Daniel Júnior, que já deixou o time. Pouco usado pelo técnico Pepa, demitido em agosto, o atleta de 21 anos foi emprestado ao Akhmat Grozny, da Rússia.

Astro na base, Fernando é tratado com cautela no profissional

Desde que ganhou destaque nacional pelos títulos do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil Sub-20, Fernando passou a ser tratado com cautela pelos treinadores que passaram pelo Cruzeiro. Zé Ricardo, que deixou o cargo em 12 de novembro, falava sobre a importância de não queimar etapas.

Paulo Autuori, que comanda a Raposa de forma interina até dezembro, também acha necessário mais tempo para o garoto ser usado em jogos do elenco profissional. Até o momento Fernando entrou em campo apenas uma vez no Brasileirão. Ele ganhou alguns minutos no fim do segundo tempo da derrota celeste por 2 a 0 para o Flamengo, em 19 de outubro.

Na base, o atacante reinou em solo brasileiro nesta temporada. Artilheiro do ano na categoria Sub-20, Fernando balançou as redes 26 vezes em 42 partidas e foi campeão de dois torneios com o Cruzeiro. O desempenho acima da média chamou a atenção e o atacante passou a ser bastante comentado nas coletivas de imprensa e em todas as postagens do clube nas redes sociais.

“No dia a dia você tem que ver a maturidade futebolística dos jogadores. Fernando tem capacidade interessante de ver o jogo. Nós temos que te atenção, porque a quantidade de jogadores novos que estão jogando, em um momento que poucos (treinadores) os utilizariam. Nós estamos tendo convicção. Estamos analisando no dia a dia”, disse Autuori no último sábado.

Por muito tempo, Fernando esteve emprestado pelo Água Santa ao Cruzeiro. Depois de muitas negociações, a Raposa acertou a compra de 50% de seus direitos econômicos por R$ 500 mil. Agora, o jovem atacante tem contrato com o clube até o fim de 2026.

“(Fernando) já esteve no banco. Não é porque tem 20 gols, é um jogador que já estava sendo analisado. Ele conseguiu ir bem. Mas, as coisas não são análises simplistas. (Não é porque) tem 20 gols (que) vai entrar e vai fazer também (no profissional)”, justificou o treinador do Cruzeiro.

“Aí entram os quatro pilares: físico, tático, técnico e mental. A nossa análise é essa. Isso mostra se tem maturidade futebolística ou não para entrar. Se ele entra e não faz gol, o que vão dizer? Precisamos de um nove, o mundo do futebol precisa de alguém que faça gol”, complementou

Atacantes da base com mais gols pelo Cruzeiro de 2013 para cá

  • 2013: Vinícius Araújo, com 11 gols em 27 jogos
  • 2014: Alisson, com 5 gols em 58 jogos
  • 2015: Alisson, com 5 gols em 29 jogos
  • 2016: Alisson, com 8 gols em 41 jogos
  • 2017: Alisson, com 5 gols em 58 jogos
  • 2018: Raniel, com 9 gols em 55 jogos*
  • 2019: Raniel, com 3 gols em 11 jogos*
  • 2020: Thiago, com 3 gols em 27 jogos
  • 2021: Thiago, com 4 gols em 29 jogos
  • 2022: Vitor Roque, com 6 gols em 11 jogos

Obs: Raniel passou pela base do Cruzeiro antes de chegar ao time principal, mas já atuava como jogador profissional no Santa Cruz. Ele defendeu o Tricolor Pernambucano em 41 jogos entre 2014 e 2016, quando foi emprestado e posteriormente vendido à Raposa.

Compartilhe