CRUZEIRO

Seabra explica o que muda no Cruzeiro para encarar postulantes ao título

Cruzeiro enfrentará Athletico-PR, Botafogo e Palmeiras na reta final do Brasileiro; Seabra explica o que mudará na preparação para os jogos
Foto do autor
Compartilhe

A vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, na Serrinha, em Goiânia, nessa segunda-feira (27/11), pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, trouxe alívio momentâneo ao Cruzeiro na briga contra o rebaixamento. Com o resultado positivo fora de casa, o time celeste chegou aos 44 pontos, saiu do Z4 e subiu quatro posições: da 17ª para a 13ª.

O Cruzeiro encerrou a maratona de confrontos diretos contra adversários que estão na briga para fugir da zona de descenso à Série B com saldo positivo – sete pontos em 12 possíveis. Apesar da derrota por 1 a 0 para o vice-lanterna Coritiba, a Raposa venceu Fortaleza (12º, com 45) e Goiás (18º, com 35), ambos por 1 a 0, e empatou por 2 a 2 com o Vasco (16º, com 42).

Membro da comissão técnica interina do clube, Fernando Seabra explicou o que mudará na preparação da equipe mineira para encarar os postulantes ao título nacional nas rodadas finais da Série A. Para ele, o principal ponto a ser trabalhado está na parte mental dos jogadores.

“A preparação é muito mais estudo e mental, porque são só três dias a cada jogo. A gente joga na rodada depois de todo mundo, com uma pressão da tabela e com menos tempo para preparar o próximo jogo. Três dias entre um jogo e outro, você não tem tempo hábil para recuperar fisicamente e mentalmente todo mundo. A vitória ajuda muito”, disse.

Próximos jogos do Cruzeiro

Nos próximos três jogos, o Cruzeiro medirá forças com dois adversários que estão brigando pelo título do Brasileirão. O único rival que não tem grandes pretensões na tabela é o Athletico-PR, que está estacionado na oitava posição, com 52 pontos, e, dificilmente, entrará no G6.

Cruzeiro e Furacão se enfrentarão nesta quinta-feira (30/11), às 20h, no Mineirão, pela 36ª rodada. Depois disso, o clube celeste visitará o Botafogo, no Engenhão, no domingo (3/12), às 18h30, e encerrará sua participação na Série A diante do Palmeiras, no Gigante da Pampulha, na quarta-feira (6/12), às 21h30.

O Botafogo liderou o campeonato por 30 rodadas consecutivas – assumiu a ponta na terceira e perdeu o posto na 33ª -, mas oscilou no segundo turno e já não é o favorito para erguer a taça. O time carioca está em terceiro lugar, com 62 pontos.

Já o Palmeiras é o grande postulante ao título. O Verdão assumiu a liderança na 34ª rodada e se manteve no topo mesmo após tropeço fora de casa contra o Fortaleza (empate por 2 a 2). Os paulistas têm 63 pontos.

Chances de queda da Raposa

Mesmo com o triunfo sobre o Esmeraldino, o Cruzeiro ainda não eliminou as chances de rebaixamento. De acordo com os cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os mineiros precisam somar mais três pontos em nove para não correr grandes riscos. Com 47 pontos, o clube teria apenas 1,6% de probabilidade de queda.

Atualmente, o Cruzeiro tem 6,9% de chances de descenso.

Compartilhe