Com objetivos opostos na reta final do Campeonato Brasileiro, Botafogo e Cruzeiro se enfrentarão neste domingo (3/12), às 18h30, no Nilton Santos, pela 37ª rodada. A reportagem de No Ataque traz abaixo as prováveis escalações das equipes para o duelo no Rio de Janeiro.
A partida é importantíssima para as pretensões dos dois clubes. Os donos da casa precisam do triunfo para continuar sonhando com o título brasileiro, enquanto os mineiros tentam confirmar sua permanência matemática na Série A.
O Botafogo liderou o torneio até a 33ª rodada, mas foi ultrapassado pelo Palmeiras. O alvinegro está na vice-liderança, com 63 pontos e 18 vitórias. A diferença para o líder é de três pontos.
Já o Cruzeiro está na 14ª colocação, com 45 pontos – quatro a mais do que o Bahia, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. O triunfo fora de casa é importante para a Raposa abrir vantagem para o Tricolor de Aço em relação ao primeiro critério de desempate: o número de vitórias, que são iguais neste momento (11 para cada).
Provável escalação do Botafogo
O Botafogo terá um desfalque certo. O técnico Tiago Nunes não poderá contar com Eduardo, expulso no empate por 1 a 1 com o Coritiba, no Couto Pereira, na última rodada. Com isso, o meio-campista terá que cumprir suspensão diante do Cruzeiro.
Por outro lado, o comandante voltará a contar com dois jogadores. O primeiro deles é o volante Danilo Barbosa, que ficou de fora do jogo contra o Coxa por suspensão. O segundo é o centroavante Diego Costa, recuperado de dores musculares.
Sendo assim, o Botafogo deve ir a campo com Lucas Perri; Danilo Barbosa, Adryelson e Cuesta; Tchê Tchê, Marlon Freitas, Gabriel Pires e Hugo; Júnior Santos, Victor Sá e Tiquinho Soares.
Provável escalação do Cruzeiro
A grande ausência no time do Cruzeiro é William. O lateral-direito levou o terceiro cartão amarelo no empate por 1 a 1 com o Athletico-PR, nessa quinta-feira (30/11), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 36ª rodada, e precisará cumprir suspensão.
Por essa razão, o técnico interino voltou a relacionar Wesley Gasolina. O defensor vinha sendo preterido nas últimas convocações, mas, desta vez, pode ser um possível substituto para William. Ele disputará vaga com Helibelton Palacios entre os titulares.
Outro desfalque para o treinador interino Paulo Autuori é Filipe Machado. O volante sentiu dores na coxa esquerda contra o Furacão e não conseguiu se recuperar a tempo. Ele teve lesão confirmada pelo departamento médico.
O meia Mateus Vital, que foi desfalque de última hora no último jogo, voltou a ser relacionado. Ele tinha sofrido um trauma no pé direito.
No ataque, Rafael Elias foi preterido da lista de relacionados por opção técnica.
O provável time do Cruzeiro tem Rafael Cabral; Helibelton Palacios (Wesley Gasolina), Neris, Luciano Castán e Marlon (Kaiki); Lucas Silva, Ian Luccas e Japa; Matheus Pereira, Arthur Gomes e Bruno Rodrigues.