Botafogo e Cruzeiro se enfrentam neste domingo (3/12), às 18h30, no Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro. A partida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro é decisiva para as pretensões dos dois clubes, que lutam pelo título e para fugir do rebaixamento, respectivamente. O No Ataque traz a seguir as prováveis escalações e onde assistir ao duelo.
Mandante da partida, o Botafogo precisa do triunfo para continuar sonhando com o título do torneio nacional. O alvinegro liderou a competição até a 33ª rodada, mas foi ultrapassado pelo Palmeiras (líder, com 66 pontos e 19 vitórias). Atualmente, os cariocas ocupam a segunda posição, com 63 e 18 vitórias).
Já o Cruzeiro está na 14ª colocação, com 45 pontos – quatro a mais do que o Bahia, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. O resultado positivo fora de casa é importante para a Raposa abrir vantagem para o Tricolor de Aço em relação ao primeiro critério de desempate: o número de vitórias, que são iguais neste momento (11 para cada).
A equipe mineira tem a chance de confirmar matematicamente sua permanência na Série A de 2024 se bater o Botafogo. Caso isso aconteça, o Cruzeiro vai a 48 pontos e não seria mais alcançado pelo Bahia, que pode chegar no máximo a 47 caso vença os últimos compromissos (América e Atlético).
Botafogo x Cruzeiro: onde assistir
O jogo entre Botafogo e Cruzeiro não será transmitido em TV aberta, apenas pelo canal Premiere (pay-per-view).
Botafogo x Cruzeiro: prováveis escalações
Botafogo
O Botafogo terá um desfalque certo. O técnico Tiago Nunes não poderá contar com Eduardo, expulso no empate por 1 a 1 com o Coritiba, no Couto Pereira, na última rodada. Com isso, o meio-campista terá que cumprir suspensão diante do Cruzeiro.
Por outro lado, o comandante voltará a contar com dois jogadores. O primeiro deles é o volante Danilo Barbosa, que ficou de fora do jogo contra o Coxa por suspensão. O segundo é o centroavante Diego Costa, recuperado de dores musculares.
- Provável escalação do Botafogo: Lucas Perri; Danilo Barbosa, Adryelson e Cuesta; Tchê Tchê, Marlon Freitas, Gabriel Pires e Hugo; Júnior Santos, Victor Sá e Tiquinho Soares.
- Desfalques do Botafogo: Eduardo (suspenso); Patrick de Paula (lesão no joelho esquerdo), Rafael (lesão no joelho esquerdo), Marçal (lesão na fáscia plantar).
Cruzeiro
A grande ausência no time do Cruzeiro é William. O lateral-direito levou o terceiro cartão amarelo no empate por 1 a 1 com o Athletico-PR, nessa quinta-feira (30/11), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 36ª rodada, e precisará cumprir suspensão.
Por essa razão, o técnico interino voltou a relacionar Wesley Gasolina. O defensor vinha sendo preterido nas últimas convocações, mas, desta vez, pode ser um possível substituto para William. Ele disputará vaga com Helibelton Palacios entre os titulares.
Outro desfalque para o treinador interino Paulo Autuori é Filipe Machado. O volante sentiu dores na coxa esquerda contra o Furacão e não conseguiu se recuperar a tempo. Ele teve lesão confirmada pelo departamento médico.
O meia Mateus Vital, que foi desfalque de última hora no último jogo, voltou a ser relacionado. Ele tinha sofrido um trauma no pé direito.
No ataque, Rafael Elias foi preterido da lista de relacionados por opção técnica.
- Provável escalação do Cruzeiro: Rafael Cabral; Helibelton Palacios (Wesley Gasolina), Neris, Luciano Castán e Marlon (Kaiki); Lucas Silva, Ian Luccas e Japa; Matheus Pereira, Arthur Gomes e Bruno Rodrigues.
- Desfalques do Cruzeiro: Matheus Jussa (lesão na coxa direita), Ramiro (lesão no joelho direito), Filipe Machado (lesão na coxa esquerda), Wesley (lesão no ombro esquerdo), Rafael Bilu (lesão no tendão de Aquiles direito).
Botafogo x Cruzeiro: personagens
Tiago Nunes, técnico do Botafogo: “A gente tem muita responsabilidade envolvida no jogo a jogo, temos que deixar uma boa imagem para o nosso torcedor no jogo deste domingo (contra o Cruzeiro)”.
Paulo Autuori, técnico do Cruzeiro: “Se nós não nos refrescarmos, seguramente poderemos ter algum tipo de problema. (…) Esse momento para todas as equipes é a capacidade de recuperar em todos os sentidos, físico, fisiológico e mental”.
Botafogo x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
- Assistentes: Nailton Júnior de Sousa Oliveira (Fifa/CE) e Leone Carvalho Rocha (GO)
- VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR)