Depois de uma reta final de luta contra o rebaixamento, o Cruzeiro garantiu, neste sábado (3/12), a permanência na elite do Campeonato Brasileiro. Agora, a meta do time celeste é se classificar para a Copa Sul-Americana. Veja abaixo como ficou a chance de classificação da Raposa após o empate por 0 a 0 com o Botafogo na 37ª rodada.
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade do Cruzeiro voltar a disputar o torneio continental em 2024 é de 90,1%.
A Raposa está na 14ª posição da Série A, com 46 pontos. Os mineiros têm 11 vitórias, 13 empates e 13 derrotas em 37 partidas no Brasileirão. Catorze times brasileiros disputarão as competições da Conmebol em 2024.
Do que o Cruzeiro precisara para se classificar à Sul-Americana?
A vaga na próxima edição da Sul-Americana é a única coisa que que está em aberto para o Cruzeiro. Para disputar o torneio, a equipe estrelada tem que terminar o Brasileirão entre os 14 primeiros colocados.
Dos times que estão abaixo do Cruzeiro, o único que ainda pode o ultrapassar é o Santos, que tem 43. Se perder para o Palmeiras, e o Santos vencer o Fortaleza na 38ª rodada, o time mineiro sairá da zona de classificação para a competição da Conmebol. A partida entre o Alvinegro Praiano e o Leão do Pici será na Vila Belmiro, em Santos.
Nesse cenário, o Santos igualaria o Cruzeiro em pontos e o ultrapassaria na contagem de vitórias (12 contra 11). O número de triunfos é o critério primário de desempate no Brasileirão.
Times com mais chance de disputar a Sul-Americana
- Athletico-PR: classificado
- Corinthians: classificado
- Cuiabá: classificado
- Fortaleza: classificado
- Internacional: classificado
- Cruzeiro: 90,1%
- Santos: 9,9%